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dc.contributor.advisorCat, Rubens, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorYamamoto, Henrique Massamitipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T11:49:36Z
dc.date.available2021-12-30T11:49:36Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72916
dc.descriptionOrientador : : Prof. Dr. Rubens Catpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Introdução: O plano de Intervenção que trata do acolhimento como proposta de reorganização da assistência à saúde é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. Considerando que a Unidade Básica de Saúde deve ser porta de entrada para todo e qualquer indivíduo sem distinção de raça, identidade sexual, etnia, classe e cultura, supõe que a mesma deve estar organizada para assumir sua função central de acolhimento, escuta e resposta adequada ao usuário, sendo capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população. Objetivos: Revisão da literatura sobre o tema Acolhimento e suas concepções, tendo como objetivo geral a realização de uma nova proposta de acolhimento para o município de Alvorada do Sul - PR e objetivos específicos organização das unidades de saúde com os princípios de responsabilidade territorial, adstrição de clientela; trabalho em equipe e gestão participativa e a implementação das sistemáticas de acolhimento. Método: Trata-se de um relato de experiência de ações vivenciadas na UBS a partir da prática de intervenção que aperfeiçoasse o acolhimento aos usuários. Foi realizada uma análise prévia das condições do acolhimento na unidade, revisão de literatura sobre tema e posteriormente capacitações de profissionais por meio de palestras. Além da elaboração de fluxogramas para auxiliar as tomadas de decisões tantos dos funcionários como população. Resultados e discussão: O processo de trabalho na unidade de saúde na qual o presente artigo demonstrou problemas principalmente em relação ao "caminho" que o paciente enfrentava em relação a demanda tanto programada quanto não programada. Os profissionais da ESF atendiam usuários sem agendamento prévio quando a demanda espontânea independente da prioridade do atendimento. Com a implantação do método, a população pôde tirar dúvidas, marcar horários, otimizar atendimentos, consultar mais profissionais em um só dia. Considerações finais: A atenção básica tem o papel primordial nas redes de atenção à saúde, uma vez que constitui a porta de entrada do município e promove o acesso aos serviços de saúde de forma integral e universal, seguindo os princípios do SUS. Neste sentido, o acesso deve acontecer de forma humanizada e acolhedora, visando qualidade no atendimento inicial ao cliente, promovendo uma escuta qualificada, buscando ouvi-lo, acolher e resolver os problemas de forma resolutiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: The Intervention Plan that deals with welcoming as a proposal for the reorganization of health care is a result of the Specialization Course in Primary Care at UFPR, funded by UNA-SUS. Considering that the Basic Health Unit must be the gateway for any individual without distinction of race, sexual identity, ethnicity, class and culture, it assumes that it must be organized to assume its central function of welcoming, listening and responding adequately to the user, being able to solve the vast majority of the population's health problems. Objectives: Literature review on the theme Hosting and its conceptions, with the general objective of carrying out a new hosting proposal for the municipality of Alvorada do Sul - PR and specific objectives organization of health units with the principles of territorial responsibility, allocation of clientele; teamwork and participatory management and the implementation of host systems. Method: This is an experience report of actions experienced at the UBS from the practice of intervention that improves user embracement. A previous analysis of the reception conditions at the unit, literature review on the subject and later training of professionals through lectures was carried out. In addition to the elaboration of flowcharts to aid decision making by both employees and the population. Results and discussion: The work process in the health unit in which this article showed problems mainly in relation to the "path" that the patient faced in relation to both scheduled and unscheduled demand. The ESF professionals attended users without prior appointments when the spontaneous demand was independent of the priority of care. With the implementation of the method, the population was able to clarify doubts, make appointments, optimize appointments, consult more professionals in a single day. Final considerations: Primary care plays a key role in health care networks, as it constitutes the city's gateway and promotes access to health services in an integral and universal manner, following the principles of the SUS. In this sense, access must take place in a humane and welcoming manner, aiming at quality in the initial customer service, promoting qualified listening, seeking to hear them, welcome and resolve problems in a resolute manner.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([18 p.]) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAcolhimento - Brasilpt_BR
dc.subjectCuidados Primários de Saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.titleO acolhimento como proposta de reorganização da assistência à saúde, potencialidades e desafiospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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