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dc.contributor.authorPenasso, Danielle da Silvapt_BR
dc.contributor.otherCezario, Kariane Gomespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T11:39:15Z
dc.date.available2021-12-30T11:39:15Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72895
dc.descriptionOrientadora : Prof. Kariane Gomes Cezario Roscochept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Puericultura é um programa no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF) que permite acompanhar a saúde das crianças e tem como objetivo acompa- nhar o crescimento e desenvolvimento nos primeiros anos de vida bem como a iden- tificação precoce de patologias. No município de Esperança Nova, Paraná, a pueri- cultura é realizada apenas no Posto de Saúde Central e a prática assistencial no atendimento às crianças tem permitido identificar que há dificuldades de adesão ao seguimento das consultas por parte dos pais. O presente projeto de intervenção (PI) tem como objetivo realizar ações educativas para sensibilizar a clientela e aumentar a adesão às consultas de puericultura na Unidade Básica de Saúde do Munícipio de Esperança Nova-Paraná. Trata-se de pesquisa-ação a qual realizou ações de capa- citação na identificação de crianças de zero a cinco anos em acompanhamento de Puericultura na Unidade. O PI ocorreu no último trimestre do ano de 2020 por meio de encontros mensais onde foram realizadas ações de sensibilização das mães e crianças juntamente com a capacitação da equipe de profissionais que participariam dessas consultas nesta Unidade de Saúde. Nesses encontros foram definidas visitas domiciliares semanais à essas crianças e suas famílias, bem como, foi elaborado um calendário para o acompanhamento e agendamento. Foi proposto também, o atendi- mento destas crianças nesta Unidade de Saúde, pelo médico, enfermeiro, e por um pequeno grupo que organizava atividades educativas, num total de três encontros. Em cada encontro foi proposto diversas ações educativas visando a saúde e bem- estar das crianças, segundo as prioridades detectadas, e sempre visando o diálogo entre os pais e profissionais da Saúde. Percebeu-se que essas reuniões e grupos educativos ajudaram de forma significativa para a contribuição de mudanças com- portamentais e na qualidade de vida dessas crianças, orientando sempre que é ne- cessário que essas orientações repassadas se tornem um hábito na vida dessas mães e crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Childcare is a program in the context of the Family Health Strategy (ESF) that allows monitoring the health of children and aims to monitor growth and development in the first years of life as well as the early identification of pathologies. In the city of Esperança Nova, Paraná, childcare out carried is only at the Central Health Post and the assistance practice in caring for children has allowed identifying that there are difficulties in adhering to the follow-up of consultations by parents. This intervention project (IP) aims to carry out educational actions to raise awareness among the clientele and increase adherence to childcare consultations at the Basic Health Unit of the Municipality of Esperança Nova-Paraná. It is an action research which carried out training actions in the identification of children from zero to five years of age who are taking care of Childcare at the Unit. The IP took place in the last quarter of the year 2020 through monthly meetings where awareness-raising actions for mothers and children out carried were together with the training of the team of professionals who would participate in these consultations at this Health Unit. weekly home visits to these children and their families, as well as, a calendar was prepared for monitoring and scheduling. It was also proposed, the attendance of these children in this Health Unit, by the doctor, nurse, and by a small group that organized educational activities, in three meetings. In each meeting, several educational actions proposed were aiming at the health and well-being of children, according to the priorities identified, and always aiming at dialogue between parents and health professionals. It noticed was that these meetings and educational groups helped significantly to the contribution of behavioral changes and the quality of life of these children, providing guidance whenever it is necessary for these guidelines to become a habit in the lives of these mothers and children.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([21 p.]) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleAções educativas sobre puericultura : a importância do acompanhamento no crescimento e desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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