Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBento, Victor Lucas, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherChueke, Zélia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T14:25:44Z
dc.date.available2021-12-20T14:25:44Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72813
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Zélia Marques Chuekept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 77-80pt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente estudo buscou-se acessar o percurso entre a formação e a atuação profissional dos contratenores. As especifidades históricas, técnicas e de repertório justificam este trabalho que investiga como se deu a inserção dos contratenores no mercado musical. A consulta à literatura especializada visou acessar aspectos técnico-interpretativos do ensino de técnica e de repertório de canto sob a perspectiva da pedagogia, da fisiologia vocal e da performance musical. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados por meio de entrevistas cujos resultados foram analisados qualitativamente e categorizados tematicamente em (1) práticas vocais em grupo; (2) ensino do canto; (3) repertório; (4) técnica; (5) diferentes abordagens no trabalho com contratenores; (6) mudança de atitude. A realidade específica emergente deste trabalho de pesquisa foi a trajetória entre a formação de contratenores e sua inserção no cenário musical internacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Specific issues regarding history, technique and repertoire justify our initiative to explore professional parcours of countertenors. Literature review envisaged accessing technical and interpretation aspects of voice teaching as well as those concerning repertoire, from voice pedagogical and physiological standpoints towards musical performance. The chosen methodology consisted in data collection by means of interviews; thematic categorization of the qualitative analysis of the results included: (1) vocal ensemble practice; (2) voice teaching; (3) repertoire; (4) technique; (5) working with different approaches by countertenors; (6) change in attitude. The specific reality which emerged from this research work was contratenors' academic background and insertion in the international musical market.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (103 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCanto - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVoz - Fisiologiapt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCantorespt_BR
dc.titleA formação e a atuação profissional de contratenores no século XXI : um estudo com cantores, professoras e regentespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples