• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação e a atuação profissional de contratenores no século XXI : um estudo com cantores, professoras e regentes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VICTOR LUCAS BENTO.pdf (3.227Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Bento, Victor Lucas, 1995-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No presente estudo buscou-se acessar o percurso entre a formação e a atuação profissional dos contratenores. As especifidades históricas, técnicas e de repertório justificam este trabalho que investiga como se deu a inserção dos contratenores no mercado musical. A consulta à literatura especializada visou acessar aspectos técnico-interpretativos do ensino de técnica e de repertório de canto sob a perspectiva da pedagogia, da fisiologia vocal e da performance musical. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados por meio de entrevistas cujos resultados foram analisados qualitativamente e categorizados tematicamente em (1) práticas vocais em grupo; (2) ensino do canto; (3) repertório; (4) técnica; (5) diferentes abordagens no trabalho com contratenores; (6) mudança de atitude. A realidade específica emergente deste trabalho de pesquisa foi a trajetória entre a formação de contratenores e sua inserção no cenário musical internacional.
     
    Abstract: Specific issues regarding history, technique and repertoire justify our initiative to explore professional parcours of countertenors. Literature review envisaged accessing technical and interpretation aspects of voice teaching as well as those concerning repertoire, from voice pedagogical and physiological standpoints towards musical performance. The chosen methodology consisted in data collection by means of interviews; thematic categorization of the qualitative analysis of the results included: (1) vocal ensemble practice; (2) voice teaching; (3) repertoire; (4) technique; (5) working with different approaches by countertenors; (6) change in attitude. The specific reality which emerged from this research work was contratenors' academic background and insertion in the international musical market.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72813
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV