Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMamedes, Clayton Rosa, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorKerber, Carlos Maximiliano Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T22:49:46Z
dc.date.available2022-05-03T22:49:46Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72720
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 06/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 75-77pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo crítico sobre o processo criativo de instalações com foco nos usos do espaço em instalações sonoras, um estudo analítico de três obras referenciais, inspirando um estudo reflexivo sobre o processo de composição de uma obra original. A motivação desta pesquisa consistiu inicialmente na busca do autor por expandir sua prática artística e pelo interesse em obras interativas. A pesquisa se divide em 5 partes: primeiro, apresentamos os fundamentos do gênero artístico de instalações, as características comuns nas obras estudadas, e uma investigação que foca em identificar e interrelacionar fundamentos para a prática deste campo artístico (descentralização, affordance e a multimodalidade recorrente no gênero); segundo, discorremos sobre o espaço, suas variações conceituais, o desenvolvimento histórico da sua aplicação na música e como se dá o seu uso enquanto um recurso composicional; terceiro, uma análise descritiva das obras referenciais, considerando a intenção poética dos seus criadores, o resultado estético obtido e os recursos técnicos utilizados; quarto, uma apresentação e análise contextualizada do processo criativo da obra Syn(a)esthesis (2020); e por último, estabelecemos finalmente que a utilização de um sistema quadridimensional (formada através do agrupamento de três dimensões espaciais e uma temporal) possibilita novos recursos composicionais e sugerimos uma categorização para o agrupamento de instalações baseada em quais tendências a obra se sustenta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to develop a critical study on the creative process of installations, focusing on the uses of space in sound installations, an analytical study of three source works, which inspired a reflexive study on the process of composing an original work. This research was motivated by the author's search in expanding artistic practice and interest in interactive works. The research has five parts: firstly, we present the fundaments for the artistic genre of installations, common features in in the referenced works, and an investigation that focuses on identifying and interconnect basic concepts for the practice of this artistic field (decentralization, affordance and the recurrent multimodality in the genre); secondly, we elaborate about space, its conceptual variations, the historical development of the application of space concepts in music, and how it is used as a compositional resource; thirdly, a descriptive analysis of the referenced works, considering the poetic intention of their creators, the aesthetic result obtained and the technical resources utilized; fourthly, we establish that the use of a quadridimensional system (created by grouping three spatial and one temporal dimensions) makes possible for new compositional resources to arise, and we suggest a categorization of installations based upon which tendencies the work is driven from.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInstalações sonoras (Arte)pt_BR
dc.titleA concepção do espaço no processo criativo de instalações sonoraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples