A concepção do espaço no processo criativo de instalações sonoras
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Data
2021Autor
Kerber, Carlos Maximiliano Martins
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Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo crítico sobre o processo criativo de instalações com foco nos usos do espaço em instalações sonoras, um estudo analítico de três obras referenciais, inspirando um estudo reflexivo sobre o processo de composição de uma obra original. A motivação desta pesquisa consistiu inicialmente na busca do autor por expandir sua prática artística e pelo interesse em obras interativas. A pesquisa se divide em 5 partes: primeiro, apresentamos os fundamentos do gênero artístico de instalações, as características comuns nas obras estudadas, e uma investigação que foca em identificar e interrelacionar fundamentos para a prática deste campo artístico (descentralização, affordance e a multimodalidade recorrente no gênero); segundo, discorremos sobre o espaço, suas variações conceituais, o desenvolvimento histórico da sua aplicação na música e como se dá o seu uso enquanto um recurso composicional; terceiro, uma análise descritiva das obras referenciais, considerando a intenção poética dos seus criadores, o resultado estético obtido e os recursos técnicos utilizados; quarto, uma apresentação e análise contextualizada do processo criativo da obra Syn(a)esthesis (2020); e por último, estabelecemos finalmente que a utilização de um sistema quadridimensional (formada através do agrupamento de três dimensões espaciais e uma temporal) possibilita novos recursos composicionais e sugerimos uma categorização para o agrupamento de instalações baseada em quais tendências a obra se sustenta. Abstract: This work aims to develop a critical study on the creative process of installations, focusing on the uses of space in sound installations, an analytical study of three source works, which inspired a reflexive study on the process of composing an original work. This research was motivated by the author's search in expanding artistic practice and interest in interactive works. The research has five parts: firstly, we present the fundaments for the artistic genre of installations, common features in in the referenced works, and an investigation that focuses on identifying and interconnect basic concepts for the practice of this artistic field (decentralization, affordance and the recurrent multimodality in the genre); secondly, we elaborate about space, its conceptual variations, the historical development of the application of space concepts in music, and how it is used as a compositional resource; thirdly, a descriptive analysis of the referenced works, considering the poetic intention of their creators, the aesthetic result obtained and the technical resources utilized; fourthly, we establish that the use of a quadridimensional system (created by grouping three spatial and one temporal dimensions) makes possible for new compositional resources to arise, and we suggest a categorization of installations based upon which tendencies the work is driven from.
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