Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBérgamo, Débora Cristina, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherYampolschi, Roseane, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherBenvenutti, Christianpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T17:42:47Z
dc.date.available2021-12-20T17:42:47Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72627
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Rosane Yamolschipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Christian Benvenuttipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-105pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa trata sobre a teatralidade do Teatro Instrumental, gênero de composição musical estabelecido a partir da segunda metade do século XX e que tem como principal característica a presença de aspectos cênicos integrados à composição musical, a partir do conceito de teatralização da performance instrumental teorizado por Maurício Kagel. A partir da conceituação do tema e de um breve panorama histórico a autora propõe uma abordagem sob três aspectos: a teatralidade presente no processo composicional, as estratégias notacionais para transmissão destes elementos de teatralidade ao intérprete e a relação que se estabelece entre intérprete, partitura e espaço em que a obra acontece. No Teatro Instrumental, compositor, intérprete - e também público - passam a lidar com demandas que ultrapassam o limite do ensino musical tradicional que geralmente é focado na comunicação "acústica" da música; há a necessidade de se lidar com a performance de acordo com sua natureza cênica o que implica em uma experiência com teatro, dança, mímica, e outras atividades que envolvem o conhecimento das artes da cena.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research deals with theatricality in instrumental theater, a genre of musical composition established from the second half of the twentieth century and whose main characteristic is the presence of scenic aspects integrated to musical composition, from the concept of theatricalization of instrumental performance theorized by Maurice Kagel. From the concept of the theme and a brief historical overview, the author proposes an approach about three aspects: the theatricality present in the composition process, the notation strategies to transmit this theatricality to the performer and the relationship established between performer, score and space where the music takes place. In instrumental theatre, composer, performer and also the audience needs to deal with demands that go beyond the limit of traditional musical education, which is generally focused on the "acoustic" communication of music: there is a need to deal with performance according to its scenic forms, which implies an experience with theater, dance, mime, and other activities that involve knowledge of the performing arts.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (105 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKagel, Maurício, 1931-2008pt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA teatralidade no teatro instrumental : aspectos composicionais, notacionais e de realizaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples