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dc.contributor.advisorAlthaus Junior, Adalto Acir, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorCanarines, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T14:35:14Z
dc.date.available2021-12-07T14:35:14Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72623
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 18/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 92-99pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: A mobilidade acadêmica internacional se tornou uma prática difundida entre os estudantes da sociedade contemporânea como instrumento de otimização de competências pessoais e profissionais. Envolvem-se empresas, alunos, universidades e governos no fomento da circulação transnacional de acadêmicos, com diferentes motivações, recursos e expectativas em cada nível. A amplitude dessa prática tem provocado crescente número de pesquisas interdisciplinares que procuram compreender os fenômenos da internacionalização. Utilizando uma abordagem econômica da educação, partindo de premissas da Teoria do Capital Humano, este trabalho investiga a contribuição do intercâmbio, enquanto atividade acadêmica extracurricular, na empregabilidade e qualidade da colocação profissional de egressos do ensino superior. Para isso, conduz-se uma análise descritiva do perfil do alumni da Universidade Federal do Paraná, graduado entre 2010 e 2018, e faz-se um recorte da situação profissional desse grupo, ao final de 2019. A partir de uma coleta de dados via survey e do método de pareamento por vizinho mais próximo, são realizadas comparações entre as características do grupo alvo (intercambistas) e controle (não intercambistas). Os resultados não apontam contribuições significativas, positivas ou negativas, da experiência internacional, tanto para inserção dos egressos no mercado de trabalho quanto na remuneração recebida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Transnationaleducationalmobilityhasbecomeawidespreadpracticeamong studentsincontemporarysocietyasaninstrumentforoptimizingpersonaland professionalskills.Employers,graduates,universitiesandgovernmentsareinvolved inpromotingthetransnationalcirculationofacademics,withdifferentmotivations, resourcesandexpectationsateachlevel.Thebreadthofthispracticehas contributingtoagrowingnumberofmultidisciplinaryresearchesthataimsto understandtheinternationalizationphenomena.Fromaneconomicperspectiveof education,basedontheHumanCapitalTheorypremises,thispaperinvestigatesthe contributionofexchange,asanextracurricularacademicactivity,totheemployability andqualityofprofessionalcareerofhighereducationgraduates.Todothis,a descriptiveanalysisoftheFederalUniversityofParanáalumniprofile,graduated from2010to2018,isconducted,andacutoutoftheirprofessionalstatus,attheend of2019,ismade.Thedatacollectionwasmadebysurveyandthecomparisons amongthecharacteristicsoftargetgroup(exchangers)andcontrolone(non- exchangers)aremadeusingthenearestneighbormatchingmethod.Theresultsdo notindicatesignificantcontributions,positiveornegative,fromtheinternational experience,bothforthetransitionfromhighereducationtoworkandforthesalary.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (122 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.titleA contribuição das atividades extracurriculares na qualidade da colocação profissional dos egressos da UFPR : o intercâmbio faz a diferença?pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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