• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016051P7 Programa de Pós-Graduação em Economia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016051P7 Programa de Pós-Graduação em Economia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A contribuição das atividades extracurriculares na qualidade da colocação profissional dos egressos da UFPR : o intercâmbio faz a diferença?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA PAULA CANARINES.pdf (1.369Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Canarines, Ana Paula
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A mobilidade acadêmica internacional se tornou uma prática difundida entre os estudantes da sociedade contemporânea como instrumento de otimização de competências pessoais e profissionais. Envolvem-se empresas, alunos, universidades e governos no fomento da circulação transnacional de acadêmicos, com diferentes motivações, recursos e expectativas em cada nível. A amplitude dessa prática tem provocado crescente número de pesquisas interdisciplinares que procuram compreender os fenômenos da internacionalização. Utilizando uma abordagem econômica da educação, partindo de premissas da Teoria do Capital Humano, este trabalho investiga a contribuição do intercâmbio, enquanto atividade acadêmica extracurricular, na empregabilidade e qualidade da colocação profissional de egressos do ensino superior. Para isso, conduz-se uma análise descritiva do perfil do alumni da Universidade Federal do Paraná, graduado entre 2010 e 2018, e faz-se um recorte da situação profissional desse grupo, ao final de 2019. A partir de uma coleta de dados via survey e do método de pareamento por vizinho mais próximo, são realizadas comparações entre as características do grupo alvo (intercambistas) e controle (não intercambistas). Os resultados não apontam contribuições significativas, positivas ou negativas, da experiência internacional, tanto para inserção dos egressos no mercado de trabalho quanto na remuneração recebida.
     
    Abstract: Transnationaleducationalmobilityhasbecomeawidespreadpracticeamong studentsincontemporarysocietyasaninstrumentforoptimizingpersonaland professionalskills.Employers,graduates,universitiesandgovernmentsareinvolved inpromotingthetransnationalcirculationofacademics,withdifferentmotivations, resourcesandexpectationsateachlevel.Thebreadthofthispracticehas contributingtoagrowingnumberofmultidisciplinaryresearchesthataimsto understandtheinternationalizationphenomena.Fromaneconomicperspectiveof education,basedontheHumanCapitalTheorypremises,thispaperinvestigatesthe contributionofexchange,asanextracurricularacademicactivity,totheemployability andqualityofprofessionalcareerofhighereducationgraduates.Todothis,a descriptiveanalysisoftheFederalUniversityofParanáalumniprofile,graduated from2010to2018,isconducted,andacutoutoftheirprofessionalstatus,attheend of2019,ismade.Thedatacollectionwasmadebysurveyandthecomparisons amongthecharacteristicsoftargetgroup(exchangers)andcontrolone(non- exchangers)aremadeusingthenearestneighbormatchingmethod.Theresultsdo notindicatesignificantcontributions,positiveornegative,fromtheinternational experience,bothforthetransitionfromhighereducationtoworkandforthesalary.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72623
    Collections
    • Dissertações [68]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV