dc.contributor.advisor | Santos, Sandra de Fátima, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Silva, Elizabeth Senna da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T17:59:54Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T17:59:54Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72564 | |
dc.description | Orientador : Sandra de Fátima Santos. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho teve o objetivo identificar as influências ao comportamento de consumo consciente dos alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018, provocando discussões sobre a importância deste assunto no ambiente acadêmico. Os recursos naturais atualmente disponíveis não são suficientes para atender as formas de consumo e o inerente crescimento da população mundial. O sistema natural não consegue recuperar-se com a velocidade necessária á extração de recursos para a produção respectiva ao padrão consumo vigente, gerando então diversos impactos na sociedade e no planeta. Neste cenário de mudanças e impactos ambientais é essencial promover maior conscientização às pessoas e organizações sobre as formas de produção e de consumo sustentável, visando minimizar os riscos e consequências sociais e ambientais. Neste trabalho são abordados os conceitos de consumo, consumo consciente, cultura do consumo, comportamento do consumidor, desenvolvimento sustentável e a Gestão da Informação neste contexto - sua inserção e utilização como ferramenta promotora de mudanças. Sua metodologia é caracterizada como exploratória e qualitativa, com o levantamento das informações sobre o consumo dos alunos e as influências sugeridas ao consumo consciente. Entre os instrumentos de coleta dos dados inferem-se entrevistas e observações realizadas no período de dois meses, referentes a treze alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018. Os dados foram selecionados e classificados por critérios social, ambiental, cultural, econômico e político, e submetidos á interpretação e análise das informações. O resultado obtido apontou os aspectos sociais e culturais como as principais influências ao consumo consciente dos alunos, seguidos por aspectos político e econômico - inferindo a grande importância do contexto em que se insere o indivíduo, seguindo o meio familiar, comunitário e sistema político econômico local. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de consumo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | As influências ao consumo consciente dos alunos do curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |