Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Sandra de Fátima, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Elizabeth Senna dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T17:59:54Z
dc.date.available2024-03-01T17:59:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72564
dc.descriptionOrientador : Sandra de Fátima Santos.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve o objetivo identificar as influências ao comportamento de consumo consciente dos alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018, provocando discussões sobre a importância deste assunto no ambiente acadêmico. Os recursos naturais atualmente disponíveis não são suficientes para atender as formas de consumo e o inerente crescimento da população mundial. O sistema natural não consegue recuperar-se com a velocidade necessária á extração de recursos para a produção respectiva ao padrão consumo vigente, gerando então diversos impactos na sociedade e no planeta. Neste cenário de mudanças e impactos ambientais é essencial promover maior conscientização às pessoas e organizações sobre as formas de produção e de consumo sustentável, visando minimizar os riscos e consequências sociais e ambientais. Neste trabalho são abordados os conceitos de consumo, consumo consciente, cultura do consumo, comportamento do consumidor, desenvolvimento sustentável e a Gestão da Informação neste contexto - sua inserção e utilização como ferramenta promotora de mudanças. Sua metodologia é caracterizada como exploratória e qualitativa, com o levantamento das informações sobre o consumo dos alunos e as influências sugeridas ao consumo consciente. Entre os instrumentos de coleta dos dados inferem-se entrevistas e observações realizadas no período de dois meses, referentes a treze alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018. Os dados foram selecionados e classificados por critérios social, ambiental, cultural, econômico e político, e submetidos á interpretação e análise das informações. O resultado obtido apontou os aspectos sociais e culturais como as principais influências ao consumo consciente dos alunos, seguidos por aspectos político e econômico - inferindo a grande importância do contexto em que se insere o indivíduo, seguindo o meio familiar, comunitário e sistema político econômico local.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAs influências ao consumo consciente dos alunos do curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples