• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As influências ao consumo consciente dos alunos do curso de Gestão da Informação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ELIZABETH-SENNA-DA-SILVA.pdf (1.917Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Elizabeth Senna da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho teve o objetivo identificar as influências ao comportamento de consumo consciente dos alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018, provocando discussões sobre a importância deste assunto no ambiente acadêmico. Os recursos naturais atualmente disponíveis não são suficientes para atender as formas de consumo e o inerente crescimento da população mundial. O sistema natural não consegue recuperar-se com a velocidade necessária á extração de recursos para a produção respectiva ao padrão consumo vigente, gerando então diversos impactos na sociedade e no planeta. Neste cenário de mudanças e impactos ambientais é essencial promover maior conscientização às pessoas e organizações sobre as formas de produção e de consumo sustentável, visando minimizar os riscos e consequências sociais e ambientais. Neste trabalho são abordados os conceitos de consumo, consumo consciente, cultura do consumo, comportamento do consumidor, desenvolvimento sustentável e a Gestão da Informação neste contexto - sua inserção e utilização como ferramenta promotora de mudanças. Sua metodologia é caracterizada como exploratória e qualitativa, com o levantamento das informações sobre o consumo dos alunos e as influências sugeridas ao consumo consciente. Entre os instrumentos de coleta dos dados inferem-se entrevistas e observações realizadas no período de dois meses, referentes a treze alunos matriculados no curso de Gestão da Informação de 2018. Os dados foram selecionados e classificados por critérios social, ambiental, cultural, econômico e político, e submetidos á interpretação e análise das informações. O resultado obtido apontou os aspectos sociais e culturais como as principais influências ao consumo consciente dos alunos, seguidos por aspectos político e econômico - inferindo a grande importância do contexto em que se insere o indivíduo, seguindo o meio familiar, comunitário e sistema político econômico local.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72564
    Collections
    • Gestão da Informação [587]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV