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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Bruna, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T15:06:12Z
dc.date.available2021-12-30T15:06:12Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72509
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 208-225pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, sobretudo, com seus saberes. Contudo, o ato epistemológico que fez as ciências modernas existirem deslegitimou os saberes, ocupando seus lugares de maneira hegemônica e opressora. Assim, este trabalho foi tecido com o seguinte objetivo: investigar possíveis relações entre os saberes locais e os conhecimentos científicos, em uma classe multianos dos anos iniciais, buscando promover um encontro com a educação do campo da/na ilha que contemple o ensino de ciências, em uma escola localizada no município de Guaraqueçaba, litoral do Paraná. O pensamento de Michel Foucault constitui o pano de fundo teórico deste estudo, num diálogo que tem como linha condutora uma metáfora: a rede de saber. Cada parte da rede será representada por elementos como, saber, poder, sujeito [identidade] e território, em um movimento que mistura o real e as ficções das possibilidades. O estudo possui cunho qualitativo e emprega o método de Estudo de Caso do tipo Etnográfico. A constituição de dados foi realizada a partir da observação e descrição, utilizando como ferramentas o caderno de campo, gravações de áudio, fotografias e conversas informais com os pescadores/moradores locais e uma entrevista com a pedagoga do colégio. A análise e o tratamento dos dados decorreram da metodologia da análise do discurso foucaultiana. E no percurso deste trabalho, evidenciaram-se muitas problemáticas. As identidades dos sujeitos do campo mostraram-se de suma importância para a composição dos fios que tecem os saberes, uma vez que é a partir do reconhecimento da história social e cultural dos sujeitos do campo que a valorização será compreendida em projetos políticos pedagógicos da escola da/na ilha, bem como o encontro dialógico em práticas movimentas pelas experiências escolares e que promovam ações contra-hegemônicas frente aos conhecimentos produzidos. Embora as práticas pedagógicas colaborem para a articulação entre os modos de vida e os conhecimentos do ensino de ciências, ainda há uma necessidade de diálogo entre os espaços de conhecimento, isto é, comunidade e escola, que são consideradas fundamentais nos movimentos de luta pela escola do campo da/na ilha. É a partir da experiência dos sujeitos e seus saberes que as ações pedagógicas acontecerão de maneira a produzir um movimento de resistência e fortalecimento de sua relação com o mundo. A conclusão sugere, portanto, uma compreensão das relações dos sujeitos com os movimentos que acontecem na escola, comunidade e no território, buscando estratégias de aproximar os saberes locais e os conhecimentos científicos na tessitura da rede.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Places are spaces for encounters and dialogues, in which the different identities of subjects emerge, moving their existences. They are in the places where life happens, with its particularities and, above all, with its knowledge. However, the epistemological act that made modern sciences exist delegitimized the non-scientific forms of knowledge, in a hegemonic and oppressive way. Thus, this work was woven with the following objective: to investigate possible relationships between local knowledge and scientific knowledge, in a multi-year class of the early years, seeking to promote an encounter with the education of the countryside of/on the island that includes the teaching of science, in a school located in the municipality of Guaraqueçaba, coast of Paraná. Michel Foucault's thought constitutes the theoretical background of this study, in a dialogue whose guiding line is a metaphor: the network of knowledge. Each part of the network will be represented by elements such as knowledge, power, subject [identity] and territory, in a movement that mixes the real and the fictions of possibilities. The study has a qualitative nature and uses the ethnographic case study method. The constitution of data was carried out from observation and description, using as tools the field notebook, audio recordings, photographs, informal conversations with fishermen/local residents and an interview with the school's pedagogue. The analysis and treatment of data resulted from the methodology of Foucault's discourse analysis. In the course of this work, many problems emerged. The identities of the subjects in the field proved to be of paramount importance for the composition of the threads that weave knowledge, since it is from the recognition of the social and cultural history of the subjects in the field that the valorization will be understood in the school's political pedagogical projects of/on the island, as well as the dialogical encounter in school actions/practices that promote counter-hegemonic actions with knowledge. Although pedagogical practices collaborate to the articulation between ways of life and knowledge of science teaching, there is still a need for dialogue between the spaces of knowledge, that is, community and school, which are considered fundamental in the struggle movements for the school of field from/on the island. It is from the experience of the subjects and their knowledge that the pedagogical practices will take place in order to produce a movement of resistance and strengthening of their relationship with the world. The conclusion suggests an understanding of the subjects in relation to the practices that take place in the school, community and in the territory, seeking strategies to bring together local knowledge and scientific knowledge in the fabric of the network.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (225 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleRede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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