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dc.contributor.authorSchmalz, Marco Albrecht, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherMello, Lilian Medeiros de, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T13:23:17Z
dc.date.available2022-01-27T13:23:17Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72496
dc.descriptionOrientador : Lilian Medeiros de Mellopt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde a antiguidade, as zonas costeiras e oceânicas representam um ambiente dinâmico e complexo, repleto de atividades econômicas, sociais e culturais. Assim surge a Oceanografia, a ciência dos mares, que desenvolve pesquisas voltadas para o entendimento e compreensão dos processos que ocorrem neste ambiente. No Brasil, os cursos de graduação, que são treze atualmente, são responsáveis pelo ensino sistemático desta ciência. As zonas litorâneas, por serem locais altamente populosos e de diversos usos e interesses, enfrentam inúmeros conflitos entre os grupos sociais. Assim, faz-se necessária a formação de profissionais capazes de atender as demandas da sociedade no cenário atual de crise socioambiental. O objetivo deste trabalho é caracterizar a área socioambiental dentro da Oceanografia, tendo como estudo de caso o curso de graduação em Oceanografia do Centro de Estudos do Mar – UFPR, apontado como pioneiro no ensino da temática. Para a sua compreensão, foram feitas análises nos projetos pedagógicos, grades curriculares e ementas, além de entrevistas com informantes qualificados. Conclui-se que a área socioambiental do curso, vista como um diferencial na formação do oceanógrafo, sofreu uma redução significativa de carga horária com a última reforma curricular, privilegiando o enfoque mais técnico da gestão ambiental. Para que haja um maior reconhecimento da área, optou-se por denominá-la de Oceanografia Socioambiental, o que não significa a criação de um novo ramo, e sim a necessidade de haver maior integração entre as diversas áreas do conhecimento para se compreender socialmente, historicamente e politicamente os conflitos nas zonas costeira.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 61 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOceanografiapt_BR
dc.titleIdentificando a área socioambiental na Oceanografia : um estudo de caso do curso de graduação do Centro de Estudos do Mar - CEM/UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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