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    Identificando a área socioambiental na Oceanografia : um estudo de caso do curso de graduação do Centro de Estudos do Mar - CEM/UFPR

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    SCHMALZ, Marco Albrecht.pdf (1.303Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Schmalz, Marco Albrecht, 1992-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Desde a antiguidade, as zonas costeiras e oceânicas representam um ambiente dinâmico e complexo, repleto de atividades econômicas, sociais e culturais. Assim surge a Oceanografia, a ciência dos mares, que desenvolve pesquisas voltadas para o entendimento e compreensão dos processos que ocorrem neste ambiente. No Brasil, os cursos de graduação, que são treze atualmente, são responsáveis pelo ensino sistemático desta ciência. As zonas litorâneas, por serem locais altamente populosos e de diversos usos e interesses, enfrentam inúmeros conflitos entre os grupos sociais. Assim, faz-se necessária a formação de profissionais capazes de atender as demandas da sociedade no cenário atual de crise socioambiental. O objetivo deste trabalho é caracterizar a área socioambiental dentro da Oceanografia, tendo como estudo de caso o curso de graduação em Oceanografia do Centro de Estudos do Mar – UFPR, apontado como pioneiro no ensino da temática. Para a sua compreensão, foram feitas análises nos projetos pedagógicos, grades curriculares e ementas, além de entrevistas com informantes qualificados. Conclui-se que a área socioambiental do curso, vista como um diferencial na formação do oceanógrafo, sofreu uma redução significativa de carga horária com a última reforma curricular, privilegiando o enfoque mais técnico da gestão ambiental. Para que haja um maior reconhecimento da área, optou-se por denominá-la de Oceanografia Socioambiental, o que não significa a criação de um novo ramo, e sim a necessidade de haver maior integração entre as diversas áreas do conhecimento para se compreender socialmente, historicamente e politicamente os conflitos nas zonas costeira.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72496
    Collections
    • Oceanografia [370]

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