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dc.contributor.advisorMachado, Guilherme Sippel, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorBrinhosa, Dayane Carla, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Químicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T20:08:36Z
dc.date.available2021-11-16T20:08:36Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72485
dc.descriptionOrientador : Guilherme Sippel Machadopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Químicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractUma dieta balanceada baseia-se em combinar variedade e quantidades apropriadas de alimentos à idade e ao grau de atividade física de cada um. Visando contribuir para a divulgação de informações úteis e cientificamente comprovadas sobre a química de alimentos, baseando-se principalmente na bioquímica de alimentos. Este artigo buscou abordar a importância da nutrição e do conhecimento sobre a identificação das propriedades dos alimentos, criando um canal de divulgação científica utilizando um perfil criado na rede social Instagram®, conjuntamente com uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio em uma instituição parceira da rede estadual de ensino de Pontal do Paraná. A coleta de dados com os alunos foi realizada com o intuito de entender mais sobre como eles se alimentam e quais informações prévias tinham sobre o assunto abordado. Depois de coletados os dados, um cronograma para postagens semanais na rede social foi elaborado, dentre alguns assuntos selecionados estavam as classes de alimentos dos carboidratos, lipídeos (gorduras saturadas, insaturas e trans) e aminoácidos e proteínas. Os textos e imagens das postagens eram selecionados e produzidos fundamentados na base teórica sobre a química dos alimentos. Após a realização de 10 postagens, o questionário foi novamente discutido com alguns alunos que seguiram o perfil na rede social, podendo-se observar que pelas postagens surgiram efeitos positivos nos alunos que estavam realmente interessados, como a mudança de hábitos, prática de exercícios, mudança no modo de enxergar os alimentos. Ao todo foram 68 seguidores do perfil na rede social, desses seguidores, 10 foram alunos do colégio.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 33 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectAlimentos - Composiçãopt_BR
dc.subjectComunicação e divulgação científicapt_BR
dc.title"QUÍNUTRI" : uma proposta de divulgação científica para a Químicapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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