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    Implementação de robô colaborativo no processo de aplicação de selante

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    R - E - ANDRE VICENTE VIEIRA GODOI (1).pdf (59.32Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Godoi, André Vicente Vieira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O aumento da oferta de novas tecnologias e sistemas de controle nas indústrias ganhou, nos últimos anos, uma proporção tão grandiosa que passou a ser reconhecida como a 4a Revolução Industrial, ou também chamada de Indústria 4.0. O fato de que tais novas tecnologias e sistemas de controle foram desenvolvidos para serem mais amigáveis e com custos mais reduzidos (se comparados as tecnologias então existentes), criou oportunidades para empresas de menor porte que antes não tinham como automatizar seus processos e/ou controlar sua produção com uso de sistemas informatizados. Além disso, com as novas Leis e Normas Técnicas (NBRs) para equipamentos na indústria o setor industrial de maneira geral se viu pressionado a atualizar seu parque fabril com o objetivo de aumentar a segurança de seus equipamentos. Isto tudo trouxe maior dinamismo para as empresas do ramo industrial, de tal forma que as grandes indústrias do setor observaram aumento da concorrência e forte pressão para redução de seus custos de operação para se manterem competitivas e inovadoras neste cenário de grandes mudanças. A indústria automobilística, acompanhando este movimento, também teve de buscar novas aplicações e oportunidades do uso destas novas tecnologias, como por exemplo o uso de robôs colaborativos (COBOTs). Este Trabalho de Conclusão de Curso visa demonstrar, através do estudo de caso da aplicação real de robótica colaborativa controlada por sistemas integrados de manufatura (MES) numa empresa do setor automotivo, quais foram os maiores benefícios, desafios e resultados de tal aplicação. O fato da robótica colaborativa dispensar, na maioria dos casos, a necessidade barreiras de segurança e assim permitir que operadores trabalhem próximos aos robôs controlados por sistemas automatizados, exigiu com que as discussões envolvessem visitas técnicas de benchmarking a outras empresas, workshops (internos e externos) com fornecedores de robótica colaborativa e ampla investigação dos requisitos legais aplicáveis. Sendo assim, o projeto foi conduzido seguindo a metodologia EEM (Early Equipment Management) desenvolvida pela mentalidade do WCM (World Class Manufacturing) para proporcionar maior robustez nas tomadas de decisão e no desenvolvimento da solução. Após a conclusão do projeto, foram observados muitos resultados positivos no que se refere aos requisitos legais, aos fatores econômicos, na qualidade do produto, e no desenvolvimento pessoal e tecnológicos ao introduzir o primeiro robô colaborativo na linha de montagem da empresa de produção decaminhões situada em Curitiba. Este projeto explorou diversos fatores técnicos e organizacionais que, de forma conceitual, viabilizam muitas outras aplicações de automação colaborativa na montagem final de veículos, com o objetivo de que no futuro em breve tenhamos a oportunidade de colocar humanos e robôs trabalhando lado-alado na linha de produção e colaborando entre si no processo de montagem de caminhões.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72369
    Collections
    • Engenharia Industrial 4.0 [118]

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