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dc.contributor.advisorTrindade, Alexandro Dantas, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T21:18:14Z
dc.date.available2021-10-20T21:18:14Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72183
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindadept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 04/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a "revista de sociologia" como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sociology, a compulsory subject for all years of high school in public schools in the State of Paraná, has gained great relevance for education in Paraná by contributing to the training of young students. In view of the teaching practice, this work proposes a sociology journal that corresponds to a physical teaching instrument through which a field of knowledge materializes, in this case, the sociological contents will gain space in this journalism communication product. In this sense, through a pedagogical intervention, this research consists of thinking about the "sociology magazine" as a sociology teaching tool that leads the production of knowledge by high school students. Taking as a methodological starting point the application of this journal in a school in the region of Curitiba and in two classes of the 2nd year of high school, based on the detailed observation of these applications, I intend to develop case studies and experience reports by students on teaching aspects -learning this way of producing sociological knowledge.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleRevista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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