A artesania docente : uma análise do trabalho dos professores de sociologia no ensino médio público em Fazenda Rio Grande-PR
Resumo
Resumo: A educação pública brasileira inserida num contexto de incremento de políticas neoliberais é implicada por sérios desafios, especialmente no contexto do novo ensino médio, onde as condições de trabalho dos professores são precarizadas, o que compromete significativamente o trabalho interativo com os estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar as condições objetivas e práticas pedagógicas que influenciam o trabalho dos professores de sociologia na cidade de Fazenda Rio Grande-PR, buscando compreender como essas condições afetam a interação entre professores e estudantes. A questão central a ser respondida é: como as determinantes materiais e práticas da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEED) condicionam a dinâmica interativa no ensino de sociologia? Para abordar essa questão, a pesquisa foi estruturada em três etapas metodológicas: uma revisão narrativa da literatura sobre a conjuntura brasileira com implicações sobre a docência em sociologia; entrevistas em profundidade com professores e a criação de uma intervenção pedagógica denominada Comunidade de Aprendizagem Sociologizar é Preciso. Os resultados indicam que as condições de trabalho dos professores, marcadas pela precarização e pela adoção de plataformas educacionais, impactam negativamente a qualidade das interações em sala de aula, resultando em vínculos enfraquecidos entre educadores e estudantes. Além disso, as narrativas construídas pelos professores entrevistados endossam a hipótese de que a implementação da agenda neoliberal tem promovido (contra)reformas que podem acentuar as desigualdades sociais e dificultar a formação crítica dos estudantes. Na primeira parte da pesquisa de campo observou-se que é necessário reconhecer as implicações das condições objetivas sobre o trabalho docente, promovendo um ambiente que favoreça o resgate das interações sociais como meio fundamental para o fortalecimento dos vínculos da comunidade escolar. Com a intervenção pedagógica foi possível a criação de um espaço alternativo às formações tradicionais o que conferiu aos participantes uma abordagem crítica e reflexiva sobre as práticas docentes, a partir de uma formação contínua dos professores, em que a valorização de suas experiências foi evidenciada como essencial para a reflexão das interações docentes e a construção de um ensino mais eficaz e inclusivo Abstract: Brazilian public education, situated within a context of expanding neoliberal policies, faces significant challenges—particularly under the new high school model, which has contributed to the precarization of teachers' working conditions and has hindered meaningful interaction with students. This study aims to analyze the objective conditions and pedagogical practices that influence the work of sociology teachers in the municipality of Fazenda Rio Grande, Paraná, and to understand how such conditions affect the dynamics of teacher-student interaction. The central research question guiding this investigation is: how do the material and practical determinants imposed by the State Department of Education and Sport (SEED) shape the interactive dynamics in sociology teaching?To address this question, the research was conducted in three methodological stages: (1) a narrative literature review focused on the current Brazilian educational context and its implications for sociology teaching; (2) in-depth interviews with teachers; and (3) the development of a pedagogical intervention titled Sociologizing is Necessary Learning Community. The findings indicate that teachers’ working conditions—marked by precarization and the widespread adoption of educational platforms— have negatively affected classroom interaction, weakening the relationships between teachers and students. Additionally, the narratives constructed by the participating teachers support the hypothesis that the implementation of neoliberal reforms has contributed to deepening social inequalities and obstructing students’ critical formation. During the first phase of fieldwork, it became evident that acknowledging the impact of objective conditions on teaching is essential to fostering environments that prioritize social interaction as a key element in strengthening school community bonds. The pedagogical intervention provided an alternative space to traditional teacher training models, encouraging critical and reflective engagement with teaching practices. It highlighted the value of teachers’ lived experiences as central to reshaping classroom interactions and building a more inclusive and effective teaching process
Collections
- Dissertações [29]