• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Revista de Sociologia : uma ferramenta para ensinar sociologia no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CARLA LAMARA DE SOUSA ANDRADE.pdf (2.647Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Andrade, Carla Lamara de Sousa, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A sociologia, disciplina obrigatória para todas os anos do ensino médio nas escolas públicas do Estado do Paraná, ganhou grande relevância para a educação paranaense ao contribuir para a formação de jovens estudantes. Diante da prática docente, este trabalho propõe uma revista de sociologia que corresponde a um instrumento físico de ensino por meio do qual um campo do conhecimento se materializa, no caso, os conteúdos sociológicos ganharão espaço nesse produto de comunicação do jornalismo. Nesse sentido, por meio de uma intervenção pedagógica, esta pesquisa consiste em pensar a "revista de sociologia" como uma ferramenta de ensino que protagonize a produção do conhecimento pelos estudantes do ensino médio. Tomando como partida metodológica a aplicação dessa revista em uma escola da região de Curitiba e em duas turmas do 2º ano do ensino médio, a partir da observação detalhada dessas aplicações, pretendo desenvolver estudos de caso e relatos de experiência pelos discentes sobre os aspectos de ensino-aprendizagem dessa maneira de produção do conhecimento sociológico.
     
    Abstract: Sociology, a compulsory subject for all years of high school in public schools in the State of Paraná, has gained great relevance for education in Paraná by contributing to the training of young students. In view of the teaching practice, this work proposes a sociology journal that corresponds to a physical teaching instrument through which a field of knowledge materializes, in this case, the sociological contents will gain space in this journalism communication product. In this sense, through a pedagogical intervention, this research consists of thinking about the "sociology magazine" as a sociology teaching tool that leads the production of knowledge by high school students. Taking as a methodological starting point the application of this journal in a school in the region of Curitiba and in two classes of the 2nd year of high school, based on the detailed observation of these applications, I intend to develop case studies and experience reports by students on teaching aspects -learning this way of producing sociological knowledge.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72183
    Collections
    • Dissertações [29]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho 

      Souza, Camila Mariane de, 1991- (2020)
      Resumo: Após 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas ...
    • A artesania docente : uma análise do trabalho dos professores de sociologia no ensino médio público em Fazenda Rio Grande-PR 

      Jungles, Rafael (2025)
      Resumo: A educação pública brasileira inserida num contexto de incremento de políticas neoliberais é implicada por sérios desafios, especialmente no contexto do novo ensino médio, onde as condições de trabalho dos professores ...
    • Uma sociologia da experiência de ensino de sociologia : reflexões, práticas e histórias de vida 

      Lima, Alexandre Jeronimo Correia, 1986- (2018)
      Resumo: Esta tese discute ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil contemporâneo e é composta por dois níveis de análise: a) a compreensão dos fundamentos e efeitos de algumas políticas curriculares e institucionais ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV