dc.contributor.advisor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Senhorini, Rafael Henrique, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T10:25:19Z | |
dc.date.available | 2021-10-08T10:25:19Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72105 | |
dc.description | Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho é resultado de uma análise de livros didáticos utilizados em turmas de primeiros anos do Ensino Médio, nas escolas públicas da cidade de Palotina, interior do Paraná. O livro didático é de imensa importância para o professor, e para os seus alunos, servindo como suporte principalmente pela grande quantidade de discentes em sala de aula, e o pouco tempo disponível de aula. Para os estudantes, principalmente de comunidades socioeconomicamente carentes, o livro didático pode ser a única fonte de pesquisa com embasamento científico para os seus estudos e tarefas escolares. Um dos temas abordados em turmas de primeiros anos é a Citologia. Considerada por muitos, uma parte difícil e essencial da disciplina de Biologia, sua abordagem no livro didático se faz necessária como referência para os alunos, e é considerada uma base para conteúdos dos anos escolares seguintes. Isto nos leva a questão que serve como problema a ser analisado neste trabalho: O conteúdo de Citologia evoluiu ao longo dos últimos anos no livro didático das escolas públicas? A partir disso, o objetivo é analisar e comparar a abordagem do tema Citologia nos livros didáticos de Primeiro Ano do Ensino Médio, utilizados nos últimos seis anos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, uma análise de bibliografia. Analisamos o total nove livros didáticos sendo eles: dois livros didáticos já utilizados pelas escolas estaduais do Paraná, das Editoras Moderna e Ática, três livros de projetos integradores, dois deles da Editora Moderna e um da Editora Ática presentes no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. E por fim, foram analisados quatro livros que estão entre as opções de seleção dos professores na PNLD 2021 da Editora Moderna. Os critérios de análise foram pautados no PNLD. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( 55 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Citologia | pt_BR |
dc.subject | Analise | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Análise da evolução do conteúdo de citologia nos livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |