Análise da evolução do conteúdo de citologia nos livros didáticos do ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Senhorini, Rafael Henrique, 1995-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este trabalho é resultado de uma análise de livros didáticos utilizados em turmas de primeiros anos do Ensino Médio, nas escolas públicas da cidade de Palotina, interior do Paraná. O livro didático é de imensa importância para o professor, e para os seus alunos, servindo como suporte principalmente pela grande quantidade de discentes em sala de aula, e o pouco tempo disponível de aula. Para os estudantes, principalmente de comunidades socioeconomicamente carentes, o livro didático pode ser a única fonte de pesquisa com embasamento científico para os seus estudos e tarefas escolares. Um dos temas abordados em turmas de primeiros anos é a Citologia. Considerada por muitos, uma parte difícil e essencial da disciplina de Biologia, sua abordagem no livro didático se faz necessária como referência para os alunos, e é considerada uma base para conteúdos dos anos escolares seguintes. Isto nos leva a questão que serve como problema a ser analisado neste trabalho: O conteúdo de Citologia evoluiu ao longo dos últimos anos no livro didático das escolas públicas? A partir disso, o objetivo é analisar e comparar a abordagem do tema Citologia nos livros didáticos de Primeiro Ano do Ensino Médio, utilizados nos últimos seis anos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, uma análise de bibliografia. Analisamos o total nove livros didáticos sendo eles: dois livros didáticos já utilizados pelas escolas estaduais do Paraná, das Editoras Moderna e Ática, três livros de projetos integradores, dois deles da Editora Moderna e um da Editora Ática presentes no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. E por fim, foram analisados quatro livros que estão entre as opções de seleção dos professores na PNLD 2021 da Editora Moderna. Os critérios de análise foram pautados no PNLD.
Collections
- Licenciatura [83]