• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise da evolução do conteúdo de citologia nos livros didáticos do ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_Rafael_Senhorini.pdf (1.388Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Senhorini, Rafael Henrique, 1995-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho é resultado de uma análise de livros didáticos utilizados em turmas de primeiros anos do Ensino Médio, nas escolas públicas da cidade de Palotina, interior do Paraná. O livro didático é de imensa importância para o professor, e para os seus alunos, servindo como suporte principalmente pela grande quantidade de discentes em sala de aula, e o pouco tempo disponível de aula. Para os estudantes, principalmente de comunidades socioeconomicamente carentes, o livro didático pode ser a única fonte de pesquisa com embasamento científico para os seus estudos e tarefas escolares. Um dos temas abordados em turmas de primeiros anos é a Citologia. Considerada por muitos, uma parte difícil e essencial da disciplina de Biologia, sua abordagem no livro didático se faz necessária como referência para os alunos, e é considerada uma base para conteúdos dos anos escolares seguintes. Isto nos leva a questão que serve como problema a ser analisado neste trabalho: O conteúdo de Citologia evoluiu ao longo dos últimos anos no livro didático das escolas públicas? A partir disso, o objetivo é analisar e comparar a abordagem do tema Citologia nos livros didáticos de Primeiro Ano do Ensino Médio, utilizados nos últimos seis anos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, uma análise de bibliografia. Analisamos o total nove livros didáticos sendo eles: dois livros didáticos já utilizados pelas escolas estaduais do Paraná, das Editoras Moderna e Ática, três livros de projetos integradores, dois deles da Editora Moderna e um da Editora Ática presentes no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. E por fim, foram analisados quatro livros que estão entre as opções de seleção dos professores na PNLD 2021 da Editora Moderna. Os critérios de análise foram pautados no PNLD.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72105
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV