dc.contributor.advisor | Vaz-dos-Santos, André Martins, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa , Pedro Arialdo Gaspechoski da, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T10:23:50Z | |
dc.date.available | 2021-10-08T10:23:50Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72104 | |
dc.description | Orientador : André Martins Vaz dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O oceano é fundamental para o funcionamento e equilíbrio da vida na Terra. Com vasta biodiversidade, recursos e serviços ecossistêmicos, estes ambientes possibilitam a sobrevivência das espécies. No entanto, grande parte da população não reconhece os valores que o ecossistema marinho apresenta. Portanto, com a finalidade de compreender os desafios no processo de ensino e aprendizagem da temática ainda na base da sociedade – educação básica – o presente trabalho buscou destacar os desafios no ensino de biologia marinha e propor recursos didáticos digitais como estratégia de potencializar a educação oceânica em regiões não litorâneas, posto que, comumente, a população interiorana não assimila os impactos que podem causar mesmo a milhas do oceano. Dessa forma, o referencial teórico deste trabalho fundamentou-se na visão de autores como Mizukami (1986), Saviani (1991), Libâneo (1994), Krasilchik (2008), Cachapuz et al. (2005); Pozo e Crespo (2009), Bacich e Morán (2018), além de documentos oficiais que embasam os currículos brasileiros. O presente estudo foi de natureza qualitativa com os objetivos de caráter exploratório. A partir do levantamento de dados com palavras-chave previamente estabelecidas e a busca em diferentes periódicos, bibliotecas virtuais e indexadores de pesquisa, identificou-se a contextualização como um dos principais desafios enfrentados pelo professor. Foram destacados os conteúdos de biologia marinha nos livros didáticos do segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo a escolha mediante a análise dos dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Educação. Foram propostos dez recursos didáticos digitais, facilitando a adaptação do professor quanto ao contexto escolar e estimulando a aprendizagem significativa, cujo intuito é a formação de cidadãos críticos, reflexivos e sensíveis desde a educação básica. Ao final deste trabalho, elucidou-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, além da necessidade da formação tecnológica para alunos e professores, assim como a importância da reformulação das grades curriculares dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( 83 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação oceânica | pt_BR |
dc.subject | Cultura oceânica | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.title | O ensino de biologia marinha em regiões não litorâneas : desafios e estratégias docentes | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |