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    O ensino de biologia marinha em regiões não litorâneas : desafios e estratégias docentes

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    TCC_Pedro_Costa.pdf (3.220Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Costa , Pedro Arialdo Gaspechoski da, 1999-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O oceano é fundamental para o funcionamento e equilíbrio da vida na Terra. Com vasta biodiversidade, recursos e serviços ecossistêmicos, estes ambientes possibilitam a sobrevivência das espécies. No entanto, grande parte da população não reconhece os valores que o ecossistema marinho apresenta. Portanto, com a finalidade de compreender os desafios no processo de ensino e aprendizagem da temática ainda na base da sociedade – educação básica – o presente trabalho buscou destacar os desafios no ensino de biologia marinha e propor recursos didáticos digitais como estratégia de potencializar a educação oceânica em regiões não litorâneas, posto que, comumente, a população interiorana não assimila os impactos que podem causar mesmo a milhas do oceano. Dessa forma, o referencial teórico deste trabalho fundamentou-se na visão de autores como Mizukami (1986), Saviani (1991), Libâneo (1994), Krasilchik (2008), Cachapuz et al. (2005); Pozo e Crespo (2009), Bacich e Morán (2018), além de documentos oficiais que embasam os currículos brasileiros. O presente estudo foi de natureza qualitativa com os objetivos de caráter exploratório. A partir do levantamento de dados com palavras-chave previamente estabelecidas e a busca em diferentes periódicos, bibliotecas virtuais e indexadores de pesquisa, identificou-se a contextualização como um dos principais desafios enfrentados pelo professor. Foram destacados os conteúdos de biologia marinha nos livros didáticos do segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo a escolha mediante a análise dos dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Educação. Foram propostos dez recursos didáticos digitais, facilitando a adaptação do professor quanto ao contexto escolar e estimulando a aprendizagem significativa, cujo intuito é a formação de cidadãos críticos, reflexivos e sensíveis desde a educação básica. Ao final deste trabalho, elucidou-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, além da necessidade da formação tecnológica para alunos e professores, assim como a importância da reformulação das grades curriculares dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72104
    Collections
    • Licenciatura [85]

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