dc.contributor.advisor | Venturi, Tiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Myllena Aparecida de Souza, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T10:22:09Z | |
dc.date.available | 2021-10-08T10:22:09Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/72103 | |
dc.description | Orientador : Tiago Venturi | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ao entrar na graduação, já apresentava interesse na área da licenciatura em Ciências Biológicas, por me encantar, pelos processos de ensino e aprendizagem de ciências, pelo poder que eles têm, e suas consequências na vida das pessoas. Este vínculo se tornou mais evidente para mim quando conheci o Projeto de Extensão "Aquarismo como Ciências em escolas municipais do oeste do Paraná". A partir da minha participação no projeto, passei a refletir sobre a formação docente de seus integrantes. Neste sentido o objetivo geral deste trabalho, se desenha em compreender as potencialidades do Projeto de Extensão "Aquadêmicos" para a formação de professores de Ciências. Neste sentido, busquei realizar um aprofundamento teórico, para refletir e discutir, de acordo com diferentes referenciais as questões que envolvem a formação de professores de Ciências. Posteriormente, para realizar esta investigação, foram entrevistados (de forma semiestruturada) exintegrantes do projeto, a fim de analisar suas experiências, concepções sobre o projeto e as contribuições deste para sua formação docente. As respostas foram analisadas a partir de categorias previamente estabelecidas e submetidas a análise de conteúdo, conforme Mynaio (2002). Como resultados desta pesquisa, foi possível observar que, apesar dos diferentes pontos de vista de cada participante relacionados às concepções pessoais sobre o projeto, o mesmo contribuiu como fonte de conhecimento e experiência formativa. A partir disso, pude considerar que o Projeto de Extensão "Aquadêmicos", contribui significativamente para a formação docente através das vivências proporcionadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( 54 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Aquarismo - Brasil - Periódicos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de extensao (Ensino superior) | pt_BR |
dc.title | Projeto de extensão "Aquadêmicos" : potencialidades para a formação de professores | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |