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dc.contributor.advisorColauto, Romualdo Douglas, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorZepeda Toro, Pavel Elias, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T16:18:44Z
dc.date.available2021-10-22T16:18:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71856
dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Desde 2014 o Brasil está discutindo as novas regras para reconhecimento de receitas derivadas de contratos com clientes. Em 2016, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicou o Pronunciamento nº. 47 originado da norma internacional do IASB - IFRS 15. Este novo regulamento substitui praticamente todas as normas e diretrizes existentes sobre o reconhecimento de receitas das empresas brasileiras. Seu principal objetivo é a padronização de procedimentos para registrar os compromissos das empresas em transferir bens ou serviços a clientes por um valor que reflita o que as entidades esperam ter direito em contrapartida de seus bens e serviços. Nesse sentido, o objetivo desta monografia consiste em mostrar quais políticas contábeis foram adotadas por empresas de capital aberto do setor de telecomunicações para o reconhecimento de receita de contratos com clientes de acordo com o CPC 47. Compuseram as empresas objeto de análise para esta pesquisa de caráter exploratório e qualitativa: Tim Participações S/A; Telefônica Brasil; Telebrás; Oi e Algar Telecomunicações. Os resultados do estudo mostram que em relação ao modelo de reconhecimento de receitas defendido pelo CPC 47, das cinco empresas analisadas no setor de telecomunicações, apenas as empresas Tim Participações, Telefônica S/A e Oi S/A fizeram divulgação de algumas políticas adotadas em 2017, mesmo assim, a empresa Oi S/A não divulgou nenhuma política sobre como ela procedeu para identificação dos contratos com seus clientes. Conclui-se que ainda há pouca divulgação de políticas contábeis nas Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras do período analisado.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 45 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAuditoriapt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectEmpresas - Contabilidadept_BR
dc.titlePolíticas contábeis para reconhecimento de receitas de contratos com clientes : estudo em empresas brasileiras do setor de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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