Modelo de excelência em gestão (MEG) : diagnóstico aplicado em uma empresa de comércio de autopeças do PR
Resumo
Resumo :Em um ambiente de negócios com tecnologias e soluções cada vez mais eficientes, fez surgir a necessidade de as empresas buscarem os melhores métodos e práticas de gestão a fim de se manterem competitivas e sustentáveis. Este trabalho tem o objetivo de obter um diagnóstico da gestão de uma organização com base nos fundamentos do Modelo de Gestão em Excelência - MEG da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ e o objetivo específico de propor ações de melhorias após os resultados da avaliação. A pesquisa aplicada é de cunho quantitativo e qualitativo através da aplicação de um questionário e ferramenta de avaliação disponibilizados pela própria FNQ e sua finalidade será descritiva através de um estudo de caso. A empresa escolhida é de grade porte e faz parte do setor de comércio de Autopeças do Estado do PR. A partir dos resultados da pesquisa realizada no ano de 2019, foi possível constatar que a empresa possui um nível de maturidade em gestão consolidado e ainda não atingiu o nível de excelência. A pontuação obtida pela empresa está acima da média nacional, porém se encontra um pouco abaixo das empresas que são reconhecidas como destaque pela FNQ. Ao final da análise foram propostas ações de melhorias como: melhorar os processos de comunicação organizacional, implantar práticas de prevenção de segurança do trabalho e elaborar e divulgar relatórios de desempenho social da empresa.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]