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dc.contributor.advisorValduga, Vander, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorValle, Natália Mira, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T14:06:05Z
dc.date.available2021-08-13T14:06:05Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71705
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Vander Valdugapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor deCiências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A alimentação mais do que uma necessidade básica é um sistema simbólico envolto de rituais e significados que se se manifestam à luz da comensalidade. A alimentação ganha representações através de produções audiovisuais, especialmente pelos filmes gastronômicos, um gênero cinematográfico em que a alimentação não está apenas presente visualmente, mas torna-se protagonista no enredo. A comida e a bebida, para além de uma necessidade fundamental do viajante, é também uma experiência. O conceito de turismo gastronômico abarca as questões culturais e, o trânsito do turista se dá justamente pela motivação gastronômica. Deste modo, o objetivo deste estudo é analisar como os destinos turísticos são representados em filmes gastronômicos. O caráter da pesquisa é exploratório, buscando ampliar o conhecimento sobre a temática, com viés qualitativo. A coleta de dados se deu por três vieses: análise de conteúdo, grupo focal e questionário online. Foram selecionados quatro filmes gastronômicos para análise de conteúdo. Esta análise permitiu caracterizar as representações da alimentação a partir da comensalidade. O grupo focal apresentou dois filmes aos participantes e, posteriormente instigou-se uma discussão acerca da temática, com base em roteiro de perguntas. E, por fim, tanto os participantes do grupo focal quanto participantes que optaram por assistir o filme de forma individual responderem o questionário online. A aplicação dos instrumentos de coleta de dados foi relevante para responder ao objetivo geral e permitiu identificar que a promoção audiovisual impacta diretamente na escolha de um destino turístico para viagem e, especialmente, as cenas de alimentação estimulam o desejo de ter uma experiência gastronômica similar ao dos personagens. Constatou-se que os filmes gastronômicos são ferramentas de fomento ao turismo gastronômico de uma localidade. Na confluência entre discussão teórica e resultados práticos, apresentou-se, ao final da pesquisa, um festival de filmes gastronômicos de Curitiba, a ser desenvolvido com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Municipal de Curitiba, Associação Brasileira de Bares de Restaurantes Paraná e Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (AVEC). Destarte, o projeto tem como propósito o incentivar a produção fílmica com a temática gastronômica da cidade de Curitiba, dar a conhecer ao público os principais filmes que exibam o cenário gastronômico de Curitiba e que, através dessa amostra seja possível fomentar o turismo gastronômico da cidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Food, more than a basic need, is a symbolic system surrounded by rituals and meanings that manifest themselves in the light of commensality. Food gains representations through audiovisual productions, especially food films, a cinematographic genre in which food is not only visually displayed, but becomes a protagonist in the plot. Besides being a fundamental need for tourits, food and drink are also an experience. The concept of gastronomic tourism embraces cultural issues, and the tourist's transit happens precisely because of the gastronomic motivation. Thus, this study aims to analyze how tourist destinations are represented in food films. The nature of the research is exploratory, seeking to broaden the knowledge about the theme, with a qualitative bias. Data collection was carried out through three biases: content analysis, focus group, and online questionnaire. Four food films were selected for content analysis. This analysis allowed us to characterize the representations of food from commensality. The focus group presented two films to the participants and, later on, a discussion about the theme was instigated, based on a script of questions. And, finally, both the focus group participants and the participants who chose to watch the movie individually answered the online questionnaire. The application of data collection tools was relevant to answer the general objective and allowed to identify that audiovisual promotion directly impacts the choice of a tourist destination for travel and, especially, the food scenes stimulate the desire to have a gastronomic experience similar to that of the characters. It was found that food films are tools to promote gastronomic tourism in a locality. In the confluence between theoretical discussion and practical results, finally was presented a food film festival of Curitiba, to be developed with the support of Cultural Foundation of Curitiba, Municipal Institute of Curitiba, Brazilian Association of Restaurant Bars of Paraná and Cinema and Video Association of Paraná (AVEC). Thus, the project aims to encourage the film production with the gastronomic theme of the city of Curitiba, to make known to the public the main films that show the gastronomic scenario of Curitiba and that through this sample it make possible to promote gastronomic tourism in the city.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (163 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo e gastronomiapt_BR
dc.subjectCulináriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleCinema e alimentação : filmes gastronômicos como ferramenta de fomento do turismo gastronômicopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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