O mercado de turismo à luz da economia da experiência : o programa de intercâmbio da Disney
Resumo
Resumo : O presente Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo trata da criação de um aplicativo móvel como ferramenta de otimização da experiência de cast members (colaboradores da Walt Disney Company), enquanto turistas na cidade de Orlando, durante o intercâmbio de trabalho Disney Cultural Exchange Program (CEP). Para tanto, explorou na teoria o Turismo de Experiência - aquele no qual o turista é o protagonista - e o Turismo de Intercambio, ambos no escopo da Disney. Ela como empresa é exemplo na economia da experiência, por meio de questões como resgate emocional e encantamento. A metodologia, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, baseada em análise bibliográfica e documental, utilizou a técnica de survey como instrumento de pesquisa, aplicado de forma on-line, junto aos brasileiros que participaram do CEP. Os resultados obtidos evidenciaram que os locais de visitação dos intercambistas, enquanto turistas, tem influência na satisfação da experiência e expectativa, corroborando com o que foi discutido na teoria. Por último, pode-se concluir que há espaço para a criação do aplicativo, de forma a facilitar e potencializar a experiência do usuário, bem como, contribuir com a imagem de marca Walt Disney Company. Abstract : This Tourism Planning and Management Project are about the development of a mobile app as a tool to optimize the experience of the cast members (employees of the Walt Disney Company), while tourists in the city of Orlando, during the Disney Cultural Exchange Program (CEP). To achieve that, it is explored in theory of the Tourism Experience - which the tourist is the main character - and the Exchange Tourism, both within the Disney's scope. The Disney Company is an example of Experience Economy, through topics as emotional rescue and enchantment. The methodology chosen represents a qualitative, exploratory and descriptive approach, based on bibliographic and documentary analysis, using the survey technique as a research tool that was applied online, with the Brazilians who participated in the CEP. The results obtained evidenced that the places that have been visited by exchange students as tourists have influenced on the satisfaction of the experience and its expectation, corroborating with what was discussed in theory. In addition, it can be concluded that it is opportune the creation of the app, in order to facilitate and enhance the user experience, as well as contribute to the Walt Disney Company brand image.
Collections
- Turismo [236]