Storytelling como uma ferramenta digital para promoção da agência de viagens Yup Turismo LTDA
Resumo
Resumo : Atrair a atenção das pessoas no âmbito das mídias sociais está cada vez mais difícil entre as diversas notícias e anúncios que somos expostos no mesmo dia. Neste contexto, sugere-se o uso do Storytelling para prender a atenção das pessoas capazes de gerar envolvimento, identificação e emoção. No turismo, especificamente agências de viagens, há pouco estudo em relação a aplicação do Storytelling nos meios digitais. Para diminuir tal lacuna, o objetivo da pesquisa é propor o uso do storytelling digital nas mídias sociais de uma agência de viagem chamada Yup Turismo. Baseado na pesquisa-ação a metrologia foi descrita em quatro partes: (1) Fase Exploratória, (2) Faze de Planejamento, (3) Fase da Ação e (4) Fase da Avaliação, a partir destas fases foi possível explorar a agência de viagens e definir o problema, (Como o storytelling pode ser aplicado para a promoção digital de agências de viagensi?), nas fases seguintes consistiu em um levantamento de dados documentais e criação de ações e estratégias utilizando as técnicas do Storytelling e o marketing digital adotadas na revisão bibliográfica. Como resultado desta pesquisa, a análise de dados obtidos após a aplicação das estratégias é positiva. Logo, descreve-se um projeto, onde a agência de viagens Yup Turismo é modelo de projeto piloto. Assim, este estudo prevê a reaplicação deste projeto em outras agências, como também maiores contribuições cientificas do Storytelling no meio digital e principalmente em agências de viagens. Abstract : Attracting people's attention in the social media environment is increasingly difficult among the various news and advertisements that we are exposed to on the same day. In this context, we suggest the use of Storytelling to capture people's attention capable of generating involvement, identification, and emotion. In tourism, specifically travel agencies, there is little study regarding the application of Storytelling in digital media. To reduce this gap, the objective of this research is to propose the use of digital storytelling in the social media of a travel agency called Yup Turismo. Based on action research the metrology was described in four parts: (1) Exploratory Phase, (2) Planning Phase, (3) Action Phase and (4) Evaluation Phase, from these phases it was possible to explore the travel agency and define the problem, (How can storytelling be applied for the digital promotion of outbound travel agencies?), in the following phases it consisted of a documentary data survey and creation of actions and strategies using the techniques of Storytelling and digital marketing adopted in the literature review. As a result of this research, the data analysis obtained after the application of the strategies is positive. Therefore, a project is described, where the travel agency Yup Turismo is a pilot project model. Thus, this study foresees the reapplication of this project in other agencies, as well as greater scientific contributions of Storytelling in the digital environment and especially in travel agencies.
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- Turismo [235]