Estudo dos motivos que levaram o banco Itáu Unibanco Holding S.A a realizar combinações de negócios
Resumo
Resumo : As combinações de negócios têm se tornado comum no mundo dos negócios, cabe entender as motivações que levam companhias a passarem por esse processo, sabendo a necessidade de uma visão analítica sobre os motivos e os impactos na bolsa de valores, o presente estudo buscou identificar as motivações inerentes as combinações de negócios do Itaú Unibanco entre os de 2003 e 2018. Os dados foram coletados no banco de dados da Thomson Reuters a partir disso, foi possível identificar datas de anúncios que impactaram no preço de ações. Com o método empregado - Estudo de eventos - a partir disso pode-se analisar se a data do anúncio foi significativa em relação ao retorno esperado e o retorno anormal. O estudo identificou 22 motivos pelos quais ocorreu algumas das combinações a partir dos relatórios de assembleias da Instituição. Os resultados apresentaram que a combinação mais relevante ocorreu na aquisição do Unibanco pelo Itaú em 2008, ao total foram em torno de 11 anúncios que apresentaram anormalidades nos retornos.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]