Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFidelis, Lourival de Moraes, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorKosmaski, Lindolfo, 1995-2021pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T22:28:58Z
dc.date.available2021-08-03T22:28:58Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71632
dc.descriptionOrientador: Lourival de Moraes Fidelispt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEssa monografia tem como foco os saberes tradicionais das benzedeiras/res e os seus conhecimentos sobre plantas medicinais e seus usos, afirmando que este conhecimento tradicional pode ser uma forte contribuição para o ensino das ciências da natureza nas escolas do Campo. Esta monografia é um dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da natureza, problematizada pela Agroecologia, curso da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. O Objetivo Geral foi sistematizar o conhecimento oral e seus saberes e práticas tradicionais das benzedeiras e benzedores. Os objetivos específicos tiveram como orientação: apresentar a história do grupo Aprendizes da Sabedoria (ASA) relatando como se deu as trocas de experiências entre as/os benzedeiras/res e os processos de construção do MASA; evidenciar a importância de aspectos culturais relacionados aos conhecimentos tradicionais das/os benzedeiras/res; apresentar de forma breve o conjunto de leis conquistadas na luta pelas/os benzedeiras/res e a importância das políticas afirmativas para o fortalecimento da identidade das/os benzedeiras/res; relatar os momentos de troca de experiências e dos diálogos de saberes ocorridos nas oficinas do 3° Encontro das benzedeiras do Centro-Sul do Paraná nos dias 01 e 02 de abril de 2017; estudar os ofícios e os saberes tradicionais através das/os benzedeiras/res que contribuem para a saúde da vida humana e da natureza. A metodologia utilizou-se da pesquisa teórica-bibliográfica e documental de cunho qualitativo sobre os conceitos que abrangem este trabalho. Lançamos mão ainda, das entrevistas semiestruturadas com os/as sujeitos/as de pesquisa, enriquecida pela observação participativa com os/as benzedeiras/es na luta pelo reconhecimento e valorização dos seus ofícios tradicionais e seus conhecimentos e saberes camponeses que fortalecem a sua identidade cultural e a sua luta por direitos no reconhecimento social. Desde a luta política desses sujeitos, pelo fortalecimento do MASA, apresentando os ofícios e suas práticas e saberes tradicionais, percebe-se que é muito importante aliar ao ensino de ciências da natureza nas escolas do Campo, os conhecimentos e saberes tradicionais e assim fortalecer o protagonismo dos/as camponeses/as. Percebermos também, que estes saberes estão em forte diálogo com a Agroecologia e seus conceitos na construção da sustentabilidade no/do e para o Campo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (58 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCurandeirospt_BR
dc.subjectErvas - Medicinapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMovimento sem terra(MST)pt_BR
dc.subjectMedicina primitivapt_BR
dc.titleBenzedeiras e seus conhecimentos sobre plantas medicinais : o conhecimento tradicional como contribuição ao ensino de ciências da natureza nas escolas do campopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples