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dc.contributor.advisorAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Estéfano Poletto da, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-18T12:53:18Z
dc.date.available2022-01-18T12:53:18Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71605
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Joanez Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 14/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 163-174pt_BR
dc.description.abstractResumo: Um dos objetivos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) e da Natureza da Ciência (NdC) é esclarecer sobre a natureza histórica e humana do desenvolvimento do conhecimento científico. Assim para um melhor entendimento sobre os conhecimentos já elaborados que, neste estudo corresponde a radioatividade, consideramos que a HFSC possibilita aos alunos, além de entender os conteúdos científicos, compreender os aspectos que envolvem a prática científica, pois promovem o entendimento de fatores históricos, filosóficos e sociais que influenciam em uma visão mais elaborada sobre ciência e evidenciam a importância de trabalhar a NdC na educação. Em função disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar se e como a NdC vem sendo abordada nas Teses e Dissertações (TD) brasileiras sobre radioatividade. Este estudo configura-se como pesquisa bibliográfica do tipo 'estado do conhecimento'. Para o estudo qualitativo das TD foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os trabalhos foram elencados a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Buscamos TD que versam sobre radioatividade no Ensino e Educação em Ciências, para isto foram selecionados os trabalhos com o termo radioatividade no título, ou no resumo ou nas palavras-chave, sendo encontradas 4 teses e 36 dissertações. Os resultados indicaram que a produção acadêmica sobre radioatividade na educação ainda é recente no Brasil, 85% das TD são provenientes de instituições públicas de ensino e estão concentradas na região Sul. Além disso, foi possível identificar poucas propostas para o Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos e formação de professores. Em relação à NdC, apenas 6 TD apresentam propostas que objetivam diretamente a NdC. Articuladamente alguns aspectos da NdC são mais, ou menos priorizados, os três aspectos mais frequentemente discutidos foram ciência influenciada por fatores externos, caráter histórico e dinâmico da ciência e ciência como atividade coletiva. Portanto as discussões envolvem questões sociocientíficas sobre a utilização da energia nuclear, o impacto do conhecimento das propriedades radioativas em seus respectivos contextos histórico-culturais e o entendimento da ciência como um fato social, público e humano. Palavras-chave: História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Revisão bibliográfica. Estado do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: One of the objectives of History, Philosophy and Sociology of Science (HPSS) and the Nature of Science (NOS) is to clarify the historical and human nature of the development of scientific knowledge. So, for a more elaborate understanding of radioactivity, the HPSS enable scholars to understand the scientific content and the aspects that involve the scientific practice, as they promote the understanding of historical, philosophical and social factors that influence a more elaborate view on Science and evidence the importance of working NOS in education. Thus, the objective of this research is to analyze if and how NOS is being discussed in Brazilian theses and dissertations on radioactivity. So, a qualitative study of the 'state of knowledge' type was performed and interpreted through Discursive Textual Analysis (DTA). The data was constituted in CAPES Catalog of Theses and Dissertations. We sought theses and dissertations that deal with radioactivity in Science education and founded 4 theses and 36 dissertations. The analyzes indicated that radioactivity has recently been investigated in Brazilian education, 85% of theses and dissertations were developed in public educational institutions and is concentrated in the South region of the country. Indeed, there are few proposals for elementary, adult and teacher education. Just six dissertations explored NOS deeply. In addition, not all aspects are covered. The three most frequently identified aspects were science influenced by external factors, historical and dynamic character of science and science as a collective activity. Therefore, the discussions involve socioscientific issues about the use of nuclear energy, the impact of knowledge of radioactive properties in their respective historical-cultural contexts and the understanding of science as a social, public and human fact. Keywords: History, Philosophy and Sociology of Science. Literature review. State of knowledge.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (174 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofhttp://dx.doi.org/10.5380/bdc/64
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConhecimento cientifico - Difusãopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleNatureza da ciência nas pesquisas sobre radioatividade : um estudo das teses e dissertações brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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