• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação e novas tecnologias : as aulas remotas de educação Física na Educação Básica diante da Pandemia da Covid-19

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    BRUNA RIBEIRO DE FREITAS.pdf (586.3Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Freitas, Bruna Ribeiro de, 1995-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A construção de uma proposta pedagógica para o ensino remoto nas aulas de Educação Física durante a pandemia do Coronavírus foi um grande desafio para as instituições escolares, pensando que é papel da escola oportunizar para a criança uma formação integral. Deste modo, o presente trabalho buscou como problemática analisar como se configuram as metodologias das aulas remotas de Educação Física em uma escola da privada com o Ensino Fundamental I e de que forma os conteúdos do componente se tornaram significativos para os estudantes? O objetivo foi identificar e discutir de que modo o ensino-aprendizagem da Educação Física curricular foi configurado diante das aulas remotas em uma instituição de ensino privada, levando em consideração suas adaptações e estratégias metodológicas. Tem como metodologia uma abordagem qualitativa de pesquisa, modalidade estudo de caso e a pesquisa foi realizada em uma escola da educação básica privada. Os sujeitos foram três professores e vinte e sete alunos do 5º ano do fundamental I. A coleta de dados utilizou como instrumento análise documental, observação participativa, questionário e entrevista semiestruturada. Conclui-se que embora as medidas emergenciais do ensino remoto para a Educação Básica tenham sido muito importantes e que os professores e estudantes afirmem que, mesmo de forma limitada, as aulas de Educação Física tenham sido ricas e significativas para a formação das crianças, os impactos com a desigualdade de aprendizagem serão múltiplos. Por este motivo, vejo que o próximo grande desafio será no planejamento de volta às aulas, que deve ser construído criteriosamente para que possamos superar e reconstruir com qualidade um dos principais pilares para a formação cidadã no país: a educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71508
    Collections
    • Licenciatura [1100]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV