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dc.contributor.advisorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Renata Aleixo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T20:23:23Z
dc.date.available2021-08-27T20:23:23Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71433
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 24/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 122-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: A geometria é um campo da matemática que comumente fascina por sua beleza e harmonia e pode servir para despertar o interesse do aluno para o conhecimento matemático. A educação matemática aliada à educação do campo tem somado forças em busca de um ensino da matemática que valorize os saberes dos sujeitos do campo. A agroecologia tem avançado no campo, ganhando espaço nas escolas do campo conscientes da transformação agroecológica para o campo brasileiro. Dessa forma essa pesquisa busca integrar a Educação do Campo, Educação Matemática e a Agroecologia, colaborando na construção de uma perspectiva agroecológica para a educação do campo. A busca por um ensino transdisciplinar que integre os saberes tradicionais, populares e escolares na construção do conhecimento dos sujeitos, deu origem a esse trabalho. A proposta desta pesquisa é construir um diálogo de saberes entre a agroecologia e geometria no 6°ano do ensino fundamental em uma escola de assentamento do MST. Através do diálogo educador e educandos se integram à totalidade para a idealização, elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino da geometria em diversos ambientes de aprendizagem, incluindo o agroecossistema. A teoria de van Hiele é o que fundamenta as atividades em geometria que tem o objetivo de desenvolver o pensamento geométrico na perspectiva agroecológica. A metodologia de pesquisa é a abordagem qualitativa, utilizando a narrativa autobiográfica sobre a própria prática, que tem o objetivo de narrar a sequência de atividades realizadas pelo coletivo do 6°ano durante esta pesquisa, tendo como uma das técnicas a observação participante. Dessa forma a educação do campo, a educação matemática e o desenvolvimento do pensamento geométrico são potencializados pela agroecologia na escola. Assim como a agroecologia é fortalecida no campo através de uma perspectiva educacional que tem a agroecologia como matriz integradora de conhecimentos. Levando os educandos e educador a construírem seus próprios conhecimentos na união da teoria e prática através de diálogos de uma diversidade de saberes na busca por respostas aos problemas da totalidade em que estão inseridos. Palavras-chave: Agroecologia. Educação do Campo. Educação Matemática. Pensamento Geométrico. Diálogo dos Saberes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Geometry is a mathematics' branch that commonly fascinates for its beauty and harmony, features that may arouse the student's interest in mathematical knowledge. Mathematical education allied with the Country Education has joined forces in search of a mathematics schooling that values the knowledge of the peoples in the countryside. Agroecology has advanced in the countryside, gaining space in rural schools aware of the agroecological transformation for the Brazilian countryside. Thus, this research seeks to integrate Rural Education, Mathematical Education and Agroecology, collaborating in the construction of an agroecological perspective for rural education. The search for a transdisciplinary teaching that integrates traditional, popular and school knowledge in the construction of the subjects' knowledge, gave rise to this work. The purpose of this research is to build a dialogue between agroecology and geometry in the 6th year of elementary school in an MST settlement school. Through the dialogue between educator and students, they are able to integrate to the totality for the idealization, elaboration and development of geometry teaching activities in different learning environments, including the agro-ecosystem. Van Hiele's theory is the foundation of activities in geometry that aims to develop geometric thinking in an agroecological perspective. The research methodology is the qualitative approach, using the autobiographical narrative about the practice itself, which aims to narrate the sequence of activities performed by the 6th year's students during this research, with participant observation as one of the techniques. In this way, rural education, mathematical education and the development of geometric thinking are enhanced by agroecology at school. Just as agroecology is strengthened in the countryside through an educational perspective that has agroecology as an integrating matrix of knowledge. Leading students and educators to build their own knowledge in the union of theory and practice through dialogues with several knowledge in the search for answers to the realm of problems they are inserted into. Keywords: Agroecology. Rural Education. Mathematical Education. Geometric Thinking. Knowledge Dialogue.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (127 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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