Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Alfredo Ricardo Marques dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorSalomão, Yuri Lopes Adibpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T14:38:55Z
dc.date.available2024-07-22T14:38:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71135
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alfredo R. M. de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 09/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino como recurso pedagógico na construção de instrumentos de medidas físico-químicas para comprovar a ocorrência de reações químicas. As diretrizes curriculares para o ensino médio e as pesquisas educacionais apontam para a elaboração de aulas em que os estudantes sejam figuras ativas no processo de aprendizagem, apropriando-se de conhecimentos significativos e, no caso específico do ensino profissionalizante, associados à atuação como profissional. A proposta metodológica foi materializada em um produto educacional contendo duas aplicações do Arduino em experimentos de Química, a construção de um termômetro e de um medidor de pH. Por meio de relatórios, discussão em sala de aula e observações do professor, foram coletadas as informações que permitiram avaliar o potencial didático do produto educacional vinculado a essa pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a proposal for a methodology for teaching Chemistry in integrated technical courses of Informatics, which can be extended to other teaching modalities and other courses, using Arduino as a pedagogical resource in the construction of physical-chemical measurement instruments to prove the chemical reactions. The curricular guidelines for high school and educational research point to the development of classes in which students are active figures in the learning process, appropriating significant knowledge and, in the specific case of vocational education, associated with acting as a professional. The methodological proposal was materialized in an educational product containing two applications of Arduino in chemistry experiments, the construction of a thermometer and a pH meter. Through reports, discussion in the classroom and observations of the teacher, information was collected that allowed the evaluation of the didactic potential of the educational product linked to this research.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFísico-químicapt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples