Análise da relação entre universidades e firmas na indústria moveleira de Arapongas
Resumo
Resumo: A relação entre diferentes agentes impacta no processo produtivo e inovativo das firmas. Dentre os agentes, há as universidades, que podem disponibilizar aprendizado, conhecimento, inovação e pessoas habilidosas. Além disso, influenciam neste processo o ambiente onde estão localizadas, o nível de conhecimento existente (capacidade de gerar e absorver), e as fontes de inovação. Ademais, estas são afetadas pela estrutura e tipo de firma, setor e país. Na indústria moveleira, para a maioria das firmas, as inovações surgem dos fornecedores. Porém, sendo a universidade um importante agente inovativo, buscou-se verificar como é a relação desta organização não-firma com as firmas de móveis para desenvolver inovação. Logo, o objetivo da tese é analisar os condicionantes da situação entre universidade e firmas de móveis de Arapongas para gerar tal desenvolvimento. Para isto, realizou-se uma exploração conceitual sobre aprendizado, conhecimento (geração, transferência e absorção), inovação, interação em redes, conhecimento na universidade, e relação universidade-firma. Para além deste estudo conceitual, tratou-se da caracterização e importância da indústria moveleira, trazendo as políticas públicas voltadas à inovação. Também foram apresentados os agentes envolvidos no processo produtivo do aglomerado. Para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada foi aplicada às pessoas responsáveis por: i) organizações não-firmas; ii) linhas de pesquisa das universidades da região; iii) fornecedores; iv) firmas de móveis. Após o levantamento e análise de informações junto a estes diferentes agentes, se observou que as firmas de móveis estão absorvendo aprendizado das universidades, captando pouca transferência de conhecimento e não estão interagindo para desenvolver inovação. Além de que, as universidades têm fornecido aprendizado as firmas e estão disponíveis para transmitir conhecimento para inovação. Assim, constatou-se que na relação universidade-firma há uma dupla dificuldade, pois, as firmas veem as universidades distantes e estas encontram limitações para contribuírem. Apesar destas constatações, este resultado não pode ser generalizado para toda e qualquer indústria, pois fatores tais quais a localização, o tamanho da firma, o tipo de produto fabricado, a classe social atendida e os agentes envolvidos são fatores que afetam a interação e a inovação. Contudo, este estudo é um instrumento de pesquisa e orientação para futuros trabalhos, tanto para a indústria moveleira quanto para as demais. Palavras-chave: Processo inovativo. Conhecimento. Interação. Universidade. Indústria Moveleira. Abstract: The relationship between different agents impacts the firms' productive and innovative process. Among the agents, there are universities, which can provide learning, knowledge, innovation and skilled people. In addition, the environment in which firms are located, their level of existing knowledge (capacity to generate and absorb), and their sources of innovation influence this process. Furthermore, these are affected by the structure and type of firm, sector and country. In the furniture industry, for most firms, innovations come from suppliers. However, as university is an important innovative agent, we sought to verify how the relationship between this non-firm organization and furniture firms is in order to develop innovation. Therefore, the objective of the thesis is to analyze the conditions of the situation between university and furniture companies in Arapongas to generate such development. For this, this study carried out a conceptual exploration of learning, knowledge (generation, transfer and absorption), innovation, interaction in networks, knowledge at the university, and also explored the relationship between university and firm. In addition to this conceptual study, the research focused on the furniture industry characterization and importance, bringing up public policies focused on innovation. The agents involved in the cluster's production process are also presented. For data collection, a semi-structured interview was applied to people responsible for: i) non-firm organizations; ii) lines of research from universities in the region; iii) suppliers; iv) furniture firms. After collecting and analyzing information from the ones in charge, it was observed that the furniture firms are absorbing learning from universities, capturing little knowledge transfer and are not interacting to develop innovation. In addition, universities have provided firms with learning and are available to impart knowledge for innovation. However, the transmission of knowledge for innovation has little happened. Thus, it was found that the university-firm relationship there is a double difficulty, since firms see distant universities and they find limitations to contribute. Despite these facts, this result cannot be generalized to any industry, since factors such as location, size of the firm, type of product manufactured, social class served and the agents involved are factors that affect interaction and innovation. However, this study is an instrument of research and guidance for future work, both for the furniture industry and for the others. Keywords: Innovative process. Knowledge. Interaction. University. Furniture industry.
Collections
- Teses [57]