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    Ações educativas em saúde nos usuários com hipertensão arterial da Unidade Básica de Saúde Piçarras do município de Guaratuba, Paraná

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    R - E - DOLLY ELIANA GARVIZU TORREZ DE GARIAZU.pdf (1.177Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Torrez de Gariazu, Dolly Eliana Garvizu
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente plano de intervenção trata da "Qualidade de Vida dos Usuários Hipertensos e Prevenção de Casos Novos" é resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da Universidade Federal do Paraná, financiado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. A hipertensão arterial é um problema de saúde pública, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Como muitos indivíduos descobrem que são portadores quando apresentam complicações graves, ressalta- se a importância dos profissionais que atuam na atenção básica ao orientar, assistir, diagnosticar e tratar, assegurando o controle adequado da hipertensão. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi desenvolver ações educativas em saúde visando a qualidade de vida dos usuários hipertensos da Unidade Básica de saúde Piçarras, Guaratuba, Paraná; realizar palestras e intervenções em grupos com o intuito da informação, conscientização e prevenção aos usuários assistidos na Unidade Básica de Saúde; distribuir materiais impressos destinados à informação sobre a Hipertensão Arterial; relatar como a comunidade abordada nas práticas educativas de saúde responde ao processo interventivo. A pesquisa-ação foi o método proposto neste trabalho, sendo um tipo de pesquisa social realizada em estreita associação com uma ação, onde pesquisador e participantes são envolvidos num processo cooperativo. Esta apresenta sete etapas, incluindo: a) Exploratória; b) Interesse do tema; c) Definição do problema; d) Base teórica; e) Elaboração da proposta; f) Implantação; e g) Avaliação do impacto. A abordagem aconteceu por meio de encontros na própria unidade de saúde, no período vespertino, com duração de uma hora, nos quais foram oportunizadas práticas educativas de conscientização de hábitos saudáveis e qualidade de vida implementadas pela médica e enfermeira. Os temas abordados foram sobre os riscos, controle, conscientização e autocuidado com a hipertensão arterial sistêmica. Realizaram-se três encontros entre os meses de maio e junho, com a participação de 150 usuários hipertensos. E outros três encontros, entre junho e julho que contaram com a participação de 55 usuários não-hipertensos. Houve debate quanto à importância da adesão ao tratamento e participação no programa Hiperdia. Percebeu-se o maior comparecimento de usuários hipertensos ao programa Hiperdia e maior número de consultas revelando as queixas a esse respeito. Sabe-se que os efeitos destas ações só podem ser percebidas a longo prazo, dependendo de um tempo maior de análise diante dos envolvidos no processo interventivo. Contudo, o objetivo do projeto está gradativamente sendo atingido, pois além da participação dos usuários no programa, ainda pretende-se diminuir a incidência dos casos de hipertensão. Admite-se como limitação do estudo a insuficiência dos dados gerados no decorrer da pesquisa e o tempo de intervenção, para que houvesse uma maior percepção dos efeitos da conscientização e estímulos desenvolvidos nos hipertensos. Palavras-chave: Hipertensão. Prevenção de doenças. Educação em Saúde. Estilo de vida saudável. Qualidade de vida.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71027
    Collections
    • Atenção Básica [354]

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