Impactos da adoção do CPC sobre reconhecimento e mensuração das receitas em empresa de contact center
Resumo
Resumo : Em novembro de 2016 foi aprovada, pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a adoção de um novo normativo contábil para o reconhecimento da receita, que começou a ser aplicado em 1º de Janeiro de 2018. Essa nova norma mesclou todos os pronunciamentos anteriores a dela, que ditavam as formas de Reconhecimento de Receita de Contrato com Cliente. Este projeto tem o propósito de verificar, no contexto do processo de convergência contábil das normas brasileiras de contabilidade para o padrão internacional IFRS, os impactos contábeis e tributários que dispõe sobre o reconhecimento das receitas de contratos com os clientes. Esta inovação regulatória acarretou também a necessidade de superação de novos desafios para as empresas, por ocasião da elaboração e divulgação de suas demonstrações financeiras. Foi desenvolvida uma análise das Demonstrações Financeiras de uma empresa do ramo de Contact Center, ramo em que CPC 47 terá grande impacto por ser tratar de negócios com contratos similares. Para análise foi levantamento o resultado anual de 2018, seguindo a norma atual CPC 47, em comparação com a norma anterior CPC 30. Os resultados obtidos nos remeteu que com a adoção do CPC 47 o desembolso tributário foi elevado, comparado com a adoção da norma anterior CPC 30. Isto posto, conclui-se que as empresas deverão tomar medidas extra financeiras para se adequarem a essa nova norma com planejamento tributário, estratégia de negócios.