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dc.contributor.advisorLima, Marcelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Departamento de Geografiapt_BR
dc.creatorPinto, João Vitor Hoeffling Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T13:27:26Z
dc.date.available2024-02-09T13:27:26Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70875
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : 36-38pt_BR
dc.description.abstractResumo : Os solos têm valor inestimável na vida humana e sua manutenção, porém sua importância é muitas vezes deixada a parte na sensibilização das pessoas, principalmente na formação inicial das pessoas na educação básica. Essa questão muitas vezes ocorre, pois normalmente nos anos iniciais de ensino os professores por muitas vezes acabam não abordando o tema por suas formações não os embasar de forma necessária para trabalhar o assunto em sala de aula, como também há extensa carga horária a ser trabalhada que não permite muita dedicação ao conteúdo específico. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção sobre solos dos docentes da rede pública municipal de Curitiba, avaliar a eficácia da formação continuada, como também buscar observar relações entre tempo de experiência em sala de aula, tipo de formação e o conhecimento dos professores. Foi estudado um grupo de 28 professores da rede pública municipal de Curitiba (PR) a qual ocorreu no Campus Cabral da Universidade Federal do Paraná no período de 20/04/2017 até 22/06/2017. A metodologia utilizada para o processo avaliativo foi dividida em quatro etapas, as quais foram realizadas nos momentos iniciais e finais do curso de formação continuada. a) a realização de desenhos que representassem o entendimento sobre solos. b) a produção de mapas mentais no qual os solos eram o centro e deveriam ser feitas ligações entre solos e conceitos que entendessem ter ligação, c) um questionário envolvendo questões básicas sobre solos, as quais deveriam ser assinaladas como verdadeiro ou falso. d) o preenchimento de um formulário o qual trás informações sobre faixa etária, experiência, curso de graduação e experiências acadêmicas. O resultado destas avaliações demonstrou, em junção da participação no curso que, os docentes aprimoraram sua visão acerca de solos, como também se distanciaram do senso comum. Os entendimentos sobre solos que se davam de forma simples e confusa, tornaram-se complexos e mais construtivos, permitindo maior qualidade de conhecimento e quebrando paradigmas como o solo ser apenas uma riqueza presente no campo e exclusa da paisagem urbana. Porém os resultados também mostraram que não é simples a relação entre o conhecimento docente e sua formação ou experiência com o conteúdo em sala de aula, pois solos é um conhecimento que vem de muito antes da graduação e mostrou-se incapaz de relacionar com apenas dados da construção adulta do indivíduo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência do solopt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.titleConhecimento de professores do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Curitiba (PR) sobre solospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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