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    Conhecimento de professores do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Curitiba (PR) sobre solos

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    R - G - JOAO VITOR HOEFFLING RIBAS PINTO.pdf (1.667Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Pinto, João Vitor Hoeffling Ribas
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Os solos têm valor inestimável na vida humana e sua manutenção, porém sua importância é muitas vezes deixada a parte na sensibilização das pessoas, principalmente na formação inicial das pessoas na educação básica. Essa questão muitas vezes ocorre, pois normalmente nos anos iniciais de ensino os professores por muitas vezes acabam não abordando o tema por suas formações não os embasar de forma necessária para trabalhar o assunto em sala de aula, como também há extensa carga horária a ser trabalhada que não permite muita dedicação ao conteúdo específico. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção sobre solos dos docentes da rede pública municipal de Curitiba, avaliar a eficácia da formação continuada, como também buscar observar relações entre tempo de experiência em sala de aula, tipo de formação e o conhecimento dos professores. Foi estudado um grupo de 28 professores da rede pública municipal de Curitiba (PR) a qual ocorreu no Campus Cabral da Universidade Federal do Paraná no período de 20/04/2017 até 22/06/2017. A metodologia utilizada para o processo avaliativo foi dividida em quatro etapas, as quais foram realizadas nos momentos iniciais e finais do curso de formação continuada. a) a realização de desenhos que representassem o entendimento sobre solos. b) a produção de mapas mentais no qual os solos eram o centro e deveriam ser feitas ligações entre solos e conceitos que entendessem ter ligação, c) um questionário envolvendo questões básicas sobre solos, as quais deveriam ser assinaladas como verdadeiro ou falso. d) o preenchimento de um formulário o qual trás informações sobre faixa etária, experiência, curso de graduação e experiências acadêmicas. O resultado destas avaliações demonstrou, em junção da participação no curso que, os docentes aprimoraram sua visão acerca de solos, como também se distanciaram do senso comum. Os entendimentos sobre solos que se davam de forma simples e confusa, tornaram-se complexos e mais construtivos, permitindo maior qualidade de conhecimento e quebrando paradigmas como o solo ser apenas uma riqueza presente no campo e exclusa da paisagem urbana. Porém os resultados também mostraram que não é simples a relação entre o conhecimento docente e sua formação ou experiência com o conteúdo em sala de aula, pois solos é um conhecimento que vem de muito antes da graduação e mostrou-se incapaz de relacionar com apenas dados da construção adulta do indivíduo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70875
    Collections
    • Geografia [4]

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