dc.contributor.advisor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Guimarães, Fernando Manuel Seixas | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T22:42:44Z | |
dc.date.available | 2022-05-03T22:42:44Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70777 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Fernando Guimarães | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/12/2020 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 224-242 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa se propôs a investigar a constituição profissional do regente de coro infantil e avaliar o papel do manual didático nesse processo. A partir de estudos dos relatos de regentes de coros infantis participantes da pesquisa, evidencia-se os aspectos formativos do regente para a regência de coro infantil e como estes são potencializados nesse ambiente de prática. A questão central que orientou a pesquisa está relacionada à possibilidade de compreender a realidade profissional da regência de coro infantil e a refletir sobre os aspectos que constituem a formação e prática pedagógico-musical do regente para a atividade de canto coral com crianças. Foram tidos como aporte e perspectiva teórica do processo investigativo estudos realizados sobre coro infantil, os saberes da prática profissional e manuais didáticos. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e apoiada em dois pressupostos - saberes da experiência e manuais didáticos ?, foi estruturada em modelo híbrido e desenvolvida em duas etapas: na primeira realizou-se um survey, identificando dados quanto à formação dos regentes, na segunda, o estudo de caso, aprofundando as reflexões por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com regentes. Para análise, foram definidas categorias relacionadas à formação dos profissionais - de base musical e superior; ação profissional - concepções sobre aspectos e competências relacionadas ao trabalho com o coro infantil; e manuais didáticos - perspectivas de uso e manuseio destes artefatos, ampliando sua dimensão para se pensar a constituição profissional do regente. A interpretação realizada revela dois eixos significativos de análise: 1) processos e situações que constituem a profissionalidade do regente de coro infantil; 2) conhecimento profissional e manuais didáticos. Esses eixos são interdependentes e implicam na relação dialética entre a mobilização de saberes, profissionalidade do regente de coro infantil e manuais didáticos. Os principais conceitos que emergem da análise são: a regência de coro infantil vai se constituindo no processo de autoconhecimento do regente, na prática diária junto às atividades com o coro e nas relações que são construídas a partir de sua prática profissional com ênfase nos saberes da experiência, apoiando-se em Maurice Tardif (2012) e Gauthier et al. (1998); e dá-se lugar à relevância do uso do manual didático, enquanto instrumento de formação do regente de coro infantil, fundamentando a reflexão em François-Marie Gérard e Xavier Roegiers (1998). O estudo proposto amplia as discussões a respeito da constituição profissional do regente para a regência de coro infantil uma vez que, no Brasil, não há, na modalidade de habilitação específica, a formação do regente de coro infantil. Defende-se a tese de que a formação profissional para a regência de coro infantil se evidencia na experiência cotidiana e na aproximação com manuais didáticos. Palavras-chave: Formação do Regente de Coro Infantil. Saberes da experiência. Manual didático. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The main purpose of this research is to look into the processes of forming a professional children's choir conductor and evaluate the role of textbooks and didactic materials in this task. Based on the study of choir conductors' narratives, the paths of their professional formation are highlighted, pointing how it is heighten by practical daily experiences. In that way, the main objective of this research is to better understand the professional panorama of children's choir conductor practices and comprehend the musical and pedagogical aspects of its formation. The theoretical framework includes the works on children's choir, daily professional practice knowledge and textbooks and didactic materials. The methodological framework of this qualitative research has a hybrid approach, organized in two steps: the first is a survey about the conductors' formation; and the second was a case study of conductors, through interviews. The data analysis is based on the following categories: professional formation (musical backgrounds, university studies and professional experiences); conceptions about children's choir conducting competences; and textbooks and educational media. The findings reveal two significant axis of interpretation: 1) paths and contexts that constitutes the professionalization of children's choir conductors; 2) professional knowledge and textbooks/educational media. Both axis are interrelated and bring a dialectic connection between professional knowledge, technical formation and textbooks/educational media. The main concepts that emerge from the data analysis are that: the knowledge of children's choir expertise is gradually built through a daily-practice process of the conductor self-knowledge, with an emphasis on the experiential knowledge (Tardif, 2012; and Gauthier et al. 1998); the textbooks and educational media are seen as relevant in the formation process (Gérard e Roegiers, 1998). This study widen the discussions about children's choir conductor's formation, particularly in the Brazilian reality, where there is not specific habilitation in this type of choir, in university level. This dissertation suggests the thesis that the conductor's formation for children's choir is built through daily professional practices and the use of textbooks and didactic materials. Key-words: Children's choir conductor's formation; experiential knowledge; textbooks and didactic materials. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Regencia de coros | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Regencia (Musica) | pt_BR |
dc.subject | Coros (Musica) | pt_BR |
dc.title | Como nos tornamos regentes de coro infantil? : um estudo a partir das concepções profissionais de regentes e uso de manuais didáticos | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |