Gestão democrática da escola : o que pensam os estudantes de pedagogia a este respeito?
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem como tema a Gestão Democrática e deu-se com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná mediante acesso ao questionário elaborado via plataforma do Google Drive. O objetivo deste trabalho centra-se em analisar as percepções dos estudantes a respeito da GD nas escolas. A literatura consultada incluiu autores como Souza, Paro e Lima. O questionário da pesquisa permaneceu suscetível às respostas pelo período de dezoito dias e neste tempo obteve vinte e sete retornos. Pode-se afirmar que apesar dos estudantes, na sua maioria, considerarem haver um grau razoável de democracia nas escolas, estes estudantes discordam que é fácil ter acesso a documentos, prestações de contas e ter participação nas tomadas de decisões. Todavia, a maioria concorda que os diretores são escolhidos via eleições diretas. Expõe-se assim um cenário curioso, no qual parece ligar a democracia ao fato de haver eleições, unicamente. Com efeito, este trabalho corroborou com a literatura na qual suspeita não haver democracia em boa parte das escolas do país, embora esteja-se os sistemas de ensino público submetidos a uma legislação que preconiza a GD como princípio.
Collections
- Políticas educacionais [104]