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    A política de difícil provimento no município de Curitiba – PR : efeitos na remuneração e rotatividade dos professores

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    R - E - JONATAS HENRIQUE DA SILVA.pdf (365.9Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Silva, Jônatas Henrique da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A educação brasileira sofre com algumas problemáticas, como escolas com estruturas precárias, falta de professores ou até mesmo uma grande rotatividade de professores em escolas consideradas vulneráveis. Este trabalho vem dialogar sobre a temática, enfatizando políticas de gratificação remuneratória e a permanência do professor nas escolas que atendem estudantes de maior vulnerabilidade social no município de Curitiba, aprofundando os efeitos da política de difícil provimento, onde o objetivo é ampliar a remuneração dos professores que trabalhavam em escolas consideradas de difícil acesso e, proporcionalmente, considerando a distância da escola do marco zero da cidade. A este trabalho, coube analisar essa política no que tange ao impacto dela na remuneração docente dos professores de Docência I que trabalham nas escolas, visando explorar o perfil remuneratório e de vencimentos iniciais desses profissionais nos grupos de escolas que usufruem ou não da política. Em comparação com políticas de bonificação de alguns sistemas de ensino, particularmente o de São Paulo, buscou-se caracterizar a gratificação como uma ação pública pautada em funções temporárias, diferenciando da primeira, que se trata, sobretudo, de incentivo à melhoria da produtividade. Na análise de dados, os resultados evidenciam que, mesmo em escolas que tem 30% de gratificação sobre o vencimento inicial da carreira docente, o professor não tem, em média, maiores remunerações, tampouco vencimentos, indicando que, possivelmente, o difícil provimento não resulta na permanência de boa parte dos professores com maior progressão na carreira e, consequentemente, mais experientes e com maior formação.
     
    Abstract : Brazilian education suffers from some problems, such as schools with precarious structures, lack of teachers or even a great turnover of teachers in schools considered vulnerable. This paper discusses the theme, emphasizing remuneration gratification policies and the permanence of the teacher in the schools that attend students of greater social vulnerability in the city of Curitiba, deepening the political effects of difficult, where the objective is to increase the remuneration of teachers who worked in schools considered difficult to access and, proportionally, considering the school distance from the city's zero mark. This work had to analyze this policy regarding the impact of it on the teaching remuneration of teachers of Teaching I who work in schools, aiming at to explore the salary profile and the initial salaries of these professionals in groups of schools that enjoy or do not enjoy the policy. In comparison with the bonus policies of some education systems, particularly that of São Paulo, it was sought to characterize gratification as a public action based on temporary functions, differentiating from the first, which is mainly an incentive to improve productivity. In the analysis of data, the results show that, even in schools that have a 30% bonus on the initial maturity of the teaching career, the teacher does not have, on average, higher salaries or salaries, indicating that, possibly, the difficult results in the permanence of a large number of teachers with more career progression and, consequently, more experienced and more educated.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70735
    Collections
    • Políticas educacionais [104]

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