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dc.contributor.advisorTanhoffer, Edson Antonio, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Giordami Carvalho dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-07T22:16:49Z
dc.date.available2021-05-07T22:16:49Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70548
dc.descriptionOrientador: Dr. Edson Antonio Tanhofferpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 30/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Lei 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 59, assegura o atendimento especializado aos estudantes de acordo com suas necessidades especiais, exigindo professores capacitados e metodologias adaptadas. O presente trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos nacionais acerca dos materiais didáticos para cegos, apresentar um artigo redigido, já publicado, acerca do material desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Prof. Edson Antonio Tanhoffer, já defendido no TCM da mestranda Corine Vanessa Los Costa, e apresentar um protocolo em vídeo que permita a divulgação da metodologia, na forma de passo-a-passo que possa ser seguida facilmente. A revisão sistemática permitiu criar um mapeamento das principais iniciativas envolvendo criação de material didático direcionado a cegos e em quais matrizes curriculares existem maior carência deste tipo de iniciativa. A redação e submissão do artigo a uma revista de inovação permitiram uma análise externa do material didático desenvolvido. Esse material didático em resina de poliéster, conectado a um guia áudio-tátil, é o tema do artigo apresentado e ainda carece de validação em campo. O protocolo em vídeo facilita a reprodução da técnica para a produção de material didático inclusivo para cegos. Finalmente, aguardamos um momento em que seja possível avaliar a eficiência deste material didático com segurança junto a estudantes deficientes visuais. Palavras-chave: Educação. Deficiência Visual. Material Didático. Revisão Sistemática. Resina de Poliéster. Divulgação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Law 9.394 / 96 of the Law of Directives and Bases of Education (LDB), in its article 59, ensures specialized assistance to students according to their special needs, requiring trained teachers and adapted methodologies. The present work aims to present a bibliographic review of national studies about teaching materials for the blind, to present a written article, already published, about the material developed by Prof. Edson Antonio Tanhoffer, already defended in the TCM of Master student Corine Vanessa Los Costa, and present a video protocol that allows the dissemination of the methodology, in the form of step-by-step that can be easily followed. The systematic review allowed to create a mapping of the main initiatives involving the creation of didactic material aimed at the blind and in which curricular matrices there is a greater lack of this type of initiative. The writing and submission of the article to an innovation magazine allowed an external analysis of the didactic material developed. This didactic material in polyester resin, connected to an audio-tactile guide, is the subject of the article presented and still needs validation in the field. The video protocol facilitates the reproduction of the technique for the production of inclusive educational material for the blind. Finally, we look forward to a time when it is possible to safely evaluate the effectiveness of this teaching material with visually impaired students. Keywords: Education. Visual impairment. Courseware. Systematic review. Polyester resin. Disclosure.pt_BR
dc.format.extent66 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.titleMateriais didáticos em educação para cegos no Brasil : uma revisão bibliográfica e descrição de uma metodologia áudio tátil para ensino de morfologia macroscópica para cegospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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