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    Educação em saúde : buscando o controle de hipertensos e diabéticos na área II da Unidade de Saúde Dr. Bernardo Pusch Júnior

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    R - E - DETLEV VASCONCELOS ALEXANDRINO SARAIVA.pdf (3.279Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Saraiva, Detlev Vasconcelos Alexandrino
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O plano de Intervenção que trata "Educação em Saúde: Buscando o controle de Hipertensos e Diabéticos na área II da unidade de saúde Dr. Bernardo Pusch Júnior" é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. A equipe II da Unidade de Saúde Dr. Bernardo Pusch Júnior enfrenta dificuldades no desenvolver do seu trabalho junto aos pacientes hipertensos e diabéticos quanto ao controle pressórico e glicêmico apesar do adequado tratamento farmacológico. O presente trabalho surge em resposta à dificuldade de obtenção de êxito no tratamento da população-alvo. Tem como objetivo reduzir o número de hipertensos e diabéticos com descontrole pressórico e glicêmico pela metade (50%) na área de abrangência da equipe II através da educação em saúde. A pesquisa-ação foi o método utilizado, foi realizado o diagnostico situacional da área de abrangência da equipe durante o mês de fevereiro, início das atividades na unidade de saúde. A equipe decidiu por intervir sobre o grande número de hipertensos e diabéticos com descontrole para auxiliar no descongestionamento da demanda destes paciente sobre a equipe de saúde. Após coletados os dados da população-alvo, 477 pacientes dos quais: 384 hipertensos, 27 diabéticos e 33 possuem ambas doenças, foi traçado um plano de palestras sequenciais, com apoio do NASF e CRAS municipal, como temas sobre doenças crônicas, alimentação saudável, atividades físicas e orientações sobre medicação. Os resultados foram coletados na primeira semana de junho/19, 36 pessoas participaram, e observa-se um aumento do controle pressórico de 63% dos usuários, e a negligência às medidas de mudanças de hábito de boa parte da população-alvo, o número de diabéticos é pouco expressivo para chegar a conclusões. Palavras Chave: Hipertensão. Diabetes. Educação em Saúde.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70399
    Collections
    • Atenção Básica [354]

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