Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Alesandra Rafael de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T17:12:16Z
dc.date.available2021-08-30T17:12:16Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70369
dc.descriptionOrientadora: Prof.a. Dr.a. Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 116-119pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação consistiu em analisar as ações dos cientistas participantes do Projeto Cientistas na Escola. O objetivo foi identificar quais visões de ciência e de cientista são por eles veiculados, bem como, as possíveis contribuições deste Projeto para suscitar reflexões sobre a Natureza da Ciência (NdC) e a Divulgação Científica (DC) nas escolas da Rede Pública Municipal de Educação em Curitiba. Consideramos que a presença de cientistas nas escolas, divulgando suas pesquisas e relatando como trabalham, pode contribuir para uma melhor compreensão da NdC, ao instigar o pensamento crítico dos estudantes e professores, uma vez que perceberão a ciência e o cientista mais próximos da sua realidade. Para a constituição dos dados foram realizadas entrevistas com os cientistas e observação das ações por eles realizadas nas escolas municipais. Como metodologia de análise optou-se pela Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o assunto mais recorrente nas entrevistas se refere aos acervos imagéticos estereotipados sobre a imagem e o trabalho dos cientistas, seguido do reconhecimento e da valorização do trabalho destes profissionais, como possibilidade de melhoria da Educação. A experimentação se constituiu um recurso didático recorrente nas abordagens. No geral, o grupo de cientistas considerou o Projeto com uma possibilidade de dar visibilidade para a pesquisa científica e valorizar o trabalho dos especialistas, uma vez que foi possível estabelecer relações afetivas com a comunidade escolar, popularizar o conhecimento epistêmico, compartilhar experiências e desmitificar visões estereotipadas e pouco elaboradas sobre a ciência e o cientista. Concluímos que embora sendo identificada a presença da visão empírico indutiva em algumas abordagens, a proposta de DC em análise possibilitou elucidar equívocos e preencher lacunas no ensino de ciências, contribuindo para ampliar a qualidade da educação científica, uma vez que a abordagem de temas polêmicos e controversos possibilitou esclarecimentos sobre a possibilidade de participação pública nas decisões da ciência de forma crítica e democrática. Palavras-chave: Natureza da Ciência, Divulgação Cientifica, Cientistas na Escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research consisted in analyzing the actions of scientists participating in the Scientists in School Project, (Projeto Cientistas na Escola). The objective was to identify what visions of science and scientists are spread by them, as well as, the possible contributions of this Project to arouse reflection on the Nature of Science (NOS) and Scientific Divulgation (SD) in the schools of the government school system of Curitiba. We believe that the presence of scientists in schools, disseminating their research and reporting how they work, can contribute to a better understanding of NOS, by instigating the critical thinking of students and teachers, since they will perceive the science and the scientist closer to their reality. In order to build up the data, interviews with scientists and observation the actions they have taken in municipal schools were carried out. As a methodology of analysis, the Discursive Textual Analysis was chosen. The results point out that the most recurrent subject in the interviews refers to the stereotyped image collections on the image and work of scientists, followed by the recognition and professional valorization of these professionals, as a possibility of improvement in Education. Experimentation has been a recurrent teaching resource in the approaches. In a general way, the group of scientists considered the Project with a possibility of giving visibility to scientific research and valuing the work of specialists, since it was possible to establish affective relationships with the school community, popularize epistemic knowledge, share experiences and demythologize stereotyped and poorly elaborated visions about science and the scientist. We concluded that although the presence of the inductive empirical view was identified in some approaches, the proposal of SD under analysis made it possible to clarify misconceptions and fill gaps in science teaching, contributing to broaden the quality of science education, since the approach of polemical and controversial topics made it possible to clarify the possibility of public participation in science decisions in a critical and democratic manner. Keywords: Nature of Science, Scientific Dissemination, Scientists in School.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (123 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCientistaspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleProjeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples