Gerenciamento de atendimento em casas de repouso para idosos utilizando internet das coisas
Resumo
Resumo :As tecnologias utilizadas na Indústria 4.0 apresentam possibilidades de aplicação em diversas áreas, não se restringindo somente à manufatura mas também atuando nas mais diversas áreas, como a prestação de serviços. Utilizando ferramentas da Indústria 4.0, neste trabalho é proposto uma aplicação de Internet da Coisas (IoT) para casas de repouso que atendem idosos. A motivação é desenvolver um projeto que possa melhorar a qualidade do atendimento das casas de repouso, tanto em relação ao gerenciamento das atividades da casa como à percepção da qualidade pelos hóspedes. Para isto, é proposto um sistema para que os hóspedes possam chamar o atendimento através de botões instalados em seus quartos e banheiros, onde os funcionários da casa se identificam através de tags RFID em seus crachás; e que tenha a capacidade de guardar um registro das atividades. Neste artigo, o sistema é apresentado com suas funcionalidades básicas e também é discutida sua flexibilidade e viabilidade de adaptação a outros tipos de aplicação que guardam semelhança com o caso proposto.