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dc.contributor.advisorValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorCruz, Adriano Ferreira dapt_BR
dc.contributor.otherBrites, Rafael Abibpt_BR
dc.contributor.otherZanutto, Welingtonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T19:13:58Z
dc.date.available2021-11-26T19:13:58Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70265
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pablo David Valle.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 29.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A Simulação, dentro do contexto da indústria 4.0, assume um papel de suma importância, tanto na validação de protótipos, na fase de projeto de um produto; como nas linhas de produção, nas quais se pode previamente, identificar pontos críticos ou falhos para serem corrigidos. Neste trabalho, é proposta a utilização do escaneamento digital e da simulação como instrumento de inspeção dimensional em superfícies revestidas por soldagem. Mais especificamente, em rotores de Válvulas Dosadoras de Cavacos, que durante seu processo de recuperação, necessitam ser revestidos para eliminar os desgastes presentes em sua superfície e para constituir uma nova dimensão do rotor, para que este seja operável com a nova dimensão da camisa da Válvula. No entanto, durante o processo de usinagem de rotores, ou seja, após o revestimento, existe a ocorrência de muitos retrabalhos devido o sobremetal de usinagem ser insuficiente. Isso acarreta vários distúrbios na programação de chão de fábrica, paradas de máquina, perdas de setup, filas de espera, além do custo do retrabalho propriamente dito. Logo, com o escaneamento do rotor ainda no setor de soldagem, seguido da simulação e comparação entre o modelo escaneado "revestido" com o modelo "usinado" teórico, seria possível identificar e mapear as regiões com falta de material depositado, utilizando-se um esquema de sobreposição dos modelos 3D e diferenciação de cores. Isso permitirá que a liberação do rotor para o setor de usinagem seja feita de forma mais assertiva, considerando que não haverá regiões com falta de material na superfície do rotor e, consequentemente, não se terá interrupções durante a execução da usinagem, seguido de perdas de setup, movimentações desnecessárias, Filas de espera, dentre outros inconvenientes. Além disso, teremos dados que servirão de suporte para a Engenharia de Soldagem com relação a otimização dos parâmetros de solda. No entanto, sendo que a empresa que realiza o revestimento e a usinagem do rotor não dispõe ainda de um dispositivo que permita realizar o escaneamento, está sendo proposta a subcontratação de uma empresa que realize o escaneamento para gerar o modelo do rotor ainda na condição de revestido, ou seja, antes da liberação para o processo de usinagem; isso até que se realize um estudo e liberação de budget para aquisição de um dispositivo de escaneamento próprio, tendo em vista que esta solução pode ser aplicada em outros tipos de equipamentos que requer reconstituição dimensional, bem como simulações no ambiente fabril e também na engenharia reversa.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p. 32) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRotores - Dinamicapt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.titleProposta de utilização de escaneamento e simulação para inspeção dimensional em superfícies revestidas por soldagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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