Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFigueiredo, Camila Fernandes, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T15:57:32Z
dc.date.available2021-12-20T15:57:32Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70193
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 168-179pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as interações musical e social em adolescentes com transtorno do espectro do autismo (TEA) em ambiente digital de aprendizagem, mediadas pelo MIROR-Impro, um Sistema Musical Interativo Reflexivo (SMIR) que promove a interação musical reflexiva. Especificamente, teve os seguintes objetivos: a) investigar o engajamento musical com e sem a mediação do MIROR-Impro; b) verificar a efetividade das ações mediadoras na interação musical e c) estabelecer teoricamente os elementos da interação musical do adolescente com TEA. O TEA é um transtorno do desenvolvimento definido de acordo com critérios específicos, e a ausência de habilidades sociais são características centrais que podem representar um desafio à aprendizagem. A interação social e a interação musical são processos dinâmicos que constituem o engajamento musical, definido como a participação em uma atividade musical, mediada por instrumentos e/ou signos, situado em um contexto sócio-histórico. Desta forma, a presente tese fundamenta-se em Addessi (2014), Leman (2008), Ockelford (2013), Leontiev (1978, 1981) e Tomasello et al. (2005). A hipótese é que o adolescente com TEA poderá interagir musicalmente e socialmente com o sistema e com o seu colega em engajamento musical com o MIROR-Impro. Optou-se pela metodologia qualitativa, com abordagem em estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede estadual de educação básica - modalidade de educação especial, foi dividida em três fases: exploratória, preparatória e MIROR-Impro e organizadas com seis encontros cada uma. Participaram deste estudo sete adolescentes com TEA, com idades entre 10 e 15 anos. Foram elaborados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário com os pais dos participantes, entrevista com as professoras de classe e atividades da coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por um processo indutivo a partir do referencial teórico e da análise dos vídeos. Para auxiliar na análise, foram elaborados indicadores musicais e de interação social e suas respectivas categorias de análise. Os resultados apontaram para quatro formas de engajamento musical: unilateral, diádico, triádico e colaborativo. Verificou-se que o engajamento musical diádico e triádico com o MIROR-Impro pode ser um primeiro passo na prática e na compreensão social do adolescente com TEA. O MIROR-Impro apresenta um funcionamento baseado na alternância de turno, regularidade dos turnos, role-taking, corregulação da comunicação, atenção analítica e a atenção compartilhada, em suma, formas de engajamento com o outro, que neste caso é o sistema. O referenciamento social, a imitação e a interação social entre pares também foram aspectos observados neste tipo de engajamento. Infere-se que o engajamento musical com o MIROR-Impro permite uma liberdade musical ao adolescente com TEA corroborado pela diversidade de elementos musicais observados na interação musical. Desta forma, o participante é compreendido como um ser social, situado em um determinado contexto em constante transformação e detentor de conhecimentos musicais prévios (ou não) que serão utilizados no diálogo com o sistema. As ações mediadoras realizadas pela pesquisadora por meio da mediação direta e na organização dos signos auxiliares orientaram o participante em sua interação musical com o sistema. Também foram averiguadas formas de mediação direta entre os participantes quando em engajamento musical triádico. Portanto, a tecnologia pode ser um aliado do professor de música em contextos de inclusão, pelo fato de possuir abordagem centrada no aprendiz e permitir que os participantes controlem o nível de complexidade da sua interação. Assim, optou-se por destacar as potencialidades e habilidades dos participantes nos engajamentos musicais, com a intenção de evidenciar a possibilidade e o potencial de interação musical e social mediado pelo MIRORImpro. Palavras-chave: Interação musical e social; Transtorno do espectro do autismo; Engajamento musical; MIROR-Impro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to investigate the musical and social interactions in adolescents with autism spectrum disorder (ASD), in a digital learning environment, mediated by MIROR-Impro system, an Interactive Reflexive Musical System (IRMS) that promotes reflexive musical interaction. Specifically, this research had the following goals: a) investigate musical engagement with and without the mediation of MIROR-Impro system; b) verify the effectiveness of mediating actions in musical interaction and c) establish theoretically the elements of the adolescent's musical interaction with ASD. The developmental disorder ASD is defined according to specific criteria, such as the lack of social skills which are central characteristics and can represent a challenge to learning. Social and musical interactions are dynamic processes that constitute musical engagement. Musical engagement is defined as the participation in a musical activity, mediated by instruments and / or signs, situated in a sociohistorical context. Thus, the present thesis is based on Addessi (2014), Leman (2008), Ockelford (2013), Leontiev (1978, 1981) and Tomasello et al. (2005). The hypothesis is based on the observation that adolescents with ASD can interact musically and socially with the system and with their partner in musical engagement with MIROR-Impro. The methodology employed in this study was case study approach. The collection of data was carried out in a State School of Basic Education-Special Education (Curitiba, PR), was divided into three phases (exploratory, preparatory and MIROR-Impro), and organized with six meetings each. Seven adolescents with ASD aged 10-15 years old participated in this study. The data was analyzed using the Qualitative method. The following data collection instruments were developed: questionnaire with the parents of the participants, interview with the class teachers, and the musical activities. Data analysis was performed by an inductive process based on the theoretical framework and the analysis of the videos. Musical and social interaction indicators, and their respective categories of analysis, were developed to assist with the analysis. The results indicated four types of musical engagement: unilateral, dyadic, triadic, and collaborative. The data suggests that the dyadic and triadic musical engagement with the MIROR-Impro can be a first step in the practice and social understanding of the adolescent with ASD. It presents an operation based on turn-taking, regular turn-taking, roletaking, temporal contingency and co-regulation of communication, analytical attention, and shared attention. In short, forms of engagement with each other, which in this case is the system. Social referencing, imitation, and social interaction between peers were also aspects observed in this type of engagement. It may be inferred that the musical engagement with MIROR-Impro allows the adolescent with ASD to enjoy musical freedom corroborated by the diversity of musical elements observed in the musical interaction. The participant is, therefore, understood as a social being, situated in a given context in constant transformation, and holding (or not) prior musical knowledge, which he can use it in the dialogue with the system. The participant was guided in his musical interaction with the system by the researcher, who acted through direct mediation and by organizing auxiliary signs. The ways of direct mediation between the participants were also investigated when in triadic musical engagement. Technology can be an ally of the music teacher in contexts of inclusion since it has a learner-centered approach and allows participants to control the level of complexity of their interaction. Thus, it was decided to call attention to the potentialities and skills of the participants in musical engagements, with the intention of highlighting the possibility and potential of musical and social interaction mediated by MIROR-Impro. Key-words: Social and music interaction; Autism spectrum disorder; Musical engagement; MIROR-Impro.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (195 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Interação socialpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.titleA interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem : o adolescente com autismo e o MIROR-Impropt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples