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dc.contributor.authorParedes, Tathiana Cristine, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherZaleski, Tânia, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T21:23:36Z
dc.date.available2021-04-08T21:23:36Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70191
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tânia Zaleskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 35-41pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: As aulas de campo, não constituem uma estratégia metodológica de ensino recente, contudo sua aplicação é limitada, em decorrência a diferentes empecilhos que são encontrados na sua execução. Destacam-se a falta de conhecimentos dos docentes sobre os ambientes; e aspectos regionais que possam ser investigados; a carência de atividades aplicáveis e a carga horária reduzida para sua realização. Ainda assim, além da possibilidade de contextualizar conteúdos de sala de aula, ao mesmo tempo em que os estudantes fortalecem a empatia pelo ambiente e os laços sociais entre si, as aulas de campo também oportunizam o desenvolvimento do pensamento crítico através das interações sociais no entorno. Possuem, ainda grande potencial de desenvolver conceitos e habilidades de Educação Ambiental devido à capacidade de imersão em espaço externo à sala de aula e interpretação deste ambiente pela observação, identificação e análise de problemas. Aulas de campo voltadas a educação ambiental atendem a uma problemática da crise ambiental enfrentada atualmente, servindo como uma ferramenta de ensino inovador, em meio a um sistema educacional em iminente colapso. Partindo desta problemática, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de produzir e disponibilizar aos docentes de Biologia do Ensino Médio, roteiros de aulas de campo usando metodologias ativas e investigativas em três propostas de atividade de Educação Ambiental voltadas para o ambiente marinho no litoral norte-catarinense. Envolvendo conteúdos de Biologia do Ensino Médio, os roteiros foram desenvolvidos contextualizando atividades de trilha eco turística, visitação a museu de história natural e aula flutuante em barco. Palavras-chave: litoral catarinense, museu oceanográfico, pesca exploratória, impactos humanos, trilhas ecológicas, metodologias ativas de aprendizagem, década dos oceanos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Field classes are not a methodological strategy for recent teaching, however their application is limited, due to different obstacles that are encountered in their execution. Draws attention the lack of knowledge of teachers about environments; and regional aspects that can be investigated; the lack of applicable activities and the reduced workload for carrying them out. Even so, in addition to the possibility of contextualizing classroom content, while students strengthen empathy for the environment and social ties with each other, field classes also provide opportunities for the development of critical thinking through social interactions in the surroundings. They also have great potential to develop Environmental Education concepts and skills due to the ability to immerse themselves in space outside the classroom and to interpret this environment through observation, identification and analysis of problems. Field classes focused on environmental education attend an isuue of the environmental crisis currently faced, serving as an innovative teaching tool, amid an education system in imminent collapse. Starting from this problem, the present work was developed with the objective of producing and making available to High School Biology teachers, field class scripts using active and investigative methodologies in three Environmental Education activity proposals aimed at the marine environment on the north coast of Santa Catarina state. Involving high school biology content, the itineraries were developed to contextualize eco-tourist trail activities, visit to the natural history museum and floating class on a boat. Keywords: Santa Catarina coast, oceanographic museum, exploratory fishing, human impacts, ecological trails, active learning methodologies, Decade of the Oceanspt_BR
dc.format.extent60 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.titleAula de campo no litoral : ferramenta para ensino investigativopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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